Vou tentar não me alongar muito sobre esta entrevista pois se há algo que detesto é dar visiblidade a gente como a que escreve no site da Academia de Talentos, bem como a alguma da que aí debita a sua verdade muito particular com intuitos mal-disfarçados. Gente sem escrúpulos, sem o mínimo rigor e que usa a liberdade que a democracia lhe dá e a publicidade que a Internet lhe proporciona para, sem qualquer vergonha, manipular os factos a seu bel-prazer para atingir determinados fins..
Que esse site e a sua linha editorial são especialmente críticos com a actual direcção do Sporting já não é novidade, e isso, só por si, não merece qualquer juízo de censura pois penso que hoje a grande maioria dos bloggers leoninos - onde me incluo - o são.
Contudo são os meios utilizados que me indignam porque são eles próprios indignos, e se há algo que verdadeiramente abomino é ser confundido com este tipo de gente apenas e só porque partilhamos um posicionamento crítico para com JEB e seus pares, apesar de nada mais nos unir para além disso.
As pseudo-entrevistas com que nos últimos tempos nos têem presenteado ( Paulo Barbosa, Bento Valente ) atingiram o cume da pouca-vergonha esta semana com mais uma pseudo-entrevista feita desta vez a Alexandre Paiva( ex – qualquer coisa na Academia de Alcochete ) e é sobre isso que gostaria de vos falar.
Para ser sincero é com pouca vontade que vos deixo o link para a mesma ( http://www.academia-de-talentos.com/entrevista/2010/10/12/entrevista-com-alexandre-paiva-parte-1#comment-26480 ) mas imperativos de ordem pedagógica aconselham a que o faça pois aquilo que ali se escreve é digno de ser lido apenas e só para nos revoltar e fazer sentir uma profunda vergonha alheia. Se isso lhe acontecer então é porque o caro leitor ainda tem um pingo de decência.
Para começar devemos perguntar qual o interesse em entrevistar um ex - funcionário do clube, que saiu do mesmo há mais de 3 anos e que não desempenhava sequer nenhuma função merecedora de especial destaque ?
A seguirem esta linha, qualquer dia estão a entrevistar um jardineiro da academia ou uma senhora das limpezas que também foram despedidos e que poderão ter a oportunidade de fazerem no site da Academia de Talentos o tão ansiado ajuste de contas com o Sporting. Esperemos que a Inspecção Geral do Trabalho condecore os seus editores pelos bons serviços prestados em prol da emprego em Portugal.
Depois há que atentar uma vez mais na forma muito peculiar como os Talentosos Académicos da Academia de Talentos colocam as perguntas aos seus entrevistados, algo que já mereceu bastantes reparos dos seus leitores no passado.
É que o estilo é de facto único pois as questões são tão longas e tão detalhas que contêm elas mesmas as respostas, tendo depois o entrevistado a simples tarefa de dizer se concorda ou não concorda com a mesma no final, e posso-vos assegurar que em mais de 90% dos casos os entrevistados estão de acordo. Surpreendente !
Um exemplo ? Aqui fica:
Pergunta - Na passada quinta-feira, 7 de Outubro, houve uma reunião por volta das 15 horas na Academia de Alcochete em que a chefia da formação informou os seus funcionários que não poderia haver mais qualquer contacto com o prof. Bento Valente, que não poderiam ser cedidas fichas de jogo aos jornalistas da Academia de Talentos, o Prof José Lima informou os seus jogadores que estavam proibidos de dar entrevistas, que a partir de agora os funcionários do Sporting apenas poderiam prestar declarações ao jornal do Sporting e a mais ninguém. O que é que isto indica? Pânico, medo? Acha que estão a tentar a abafar esta situação (entrevista com Bento Valente) com receio que a SAD tome conhecimento dela?
Resposta - É típico. Tem sido típico das pessoas que não dizem as verdades deles de serem colocadas de parte, de serem acusadas de destabilização e acusadas de mentirosas mesmo quando eles próprios sabem que é verdade aquilo que se diz.
Querem uma ainda mais ridícula ? ( Sim, é possível )
Pergunta - O dr. José Eduardo Bettencourt, recentemente, numa entrevista à dra. Judite de Sousa, referiu-se ao jogador Marat Izmailov como um poço de contradições. Relativamente a isso gostaria de lhe chamar a atenção sobre o seguinte:1) Em comunicado assinado pelo José Eduardo Bettencourt no site oficial do Sporting no passado dia 3 de Outubro:
"O Sporting tem sido alvo, constantemente, de notícias caluniosas e totalmente falsas, que afectam gravemente o bom nome e a imagem da Instituição e dos seus profissionais.A permanente divulgação de factos que não passam de mera ficção e de notícias fabricadas com intuitos desestabilizadores obrigam-nos a tomar medidas mais drásticas, caso a comunicação social não se retracte e não inverta esta tendência maliciosa de denegrir o Sporting.A sucessiva difamação, quer dos dirigentes quer dos profissionais deste Clube, muitas vezes a rasar o enxovalho e a maledicência não é tolerável e requer uma tomada de posição rigorosa na defesa dos nossos interesses.Assim sendo, e porque todo o grupo de trabalho -- dirigentes, técnicos, jogadores e demais staff do Departamento de Futebol -- está revoltado com a situação e solidário na acção, a partir desta data, quem desrespeitar o bom nome do Sporting e dos seus profissionais ficará privado de entrar nas instalações do clube. A bem da verdade e do respeito pela ética."
2) Apenas 4 dias depois, no dia 7 de Outubro na "Grande Entrevista" com a Drª Judite de Sousa o mesmo dirigente disse: "A liberdade de expressão é das coisas mais importantes que há na vida e é bastante salutar"3) Alegadamente elementos ligados ao Scouting Internacional do Sporting entraram em contacto com o Manchester City e pressionaram de modo a retirar a oferta de trabalho para o Professor Bento Valente como represália pela entrevista que nos concedeu.Sendo que o Sporting mostrou ser incapaz de desmintir o que foi afirmado na entrevista como sendo calúnias, noticias fabricadas ou mera ficção etc como explica que o clube através do seu dirigente máximo diga que o clube respeita a liberdade de expressão e que é salutar mas depois permita que o próprio clube se torne um... "Poço de Contradições" e de represálias?Estará o Dr. Bettencourt e especialmente o Prof Pedro Mil-Homens familiarizado com o Artigo 38 da Constituição da República?
Resposta - O dr. José Eduardo Bettencourt é um homem muito democrata, mas quem manda na democracia é ele. Com isto, acho que lhe respondi a tudo.
Como podem ver, nada disto faz muito sentido e seria, no mínimo, digno de um boa e sonora garagalhada se não fosse tão confrangedor, reles e baixo.
Se a isto juntarmos as considerações que o próprio entrevistador faz a meio das suas questões quando larga pérolas como “Pessoalmente achei esta frase algo irónica e passo a explicar porquê “ já começamos a ter uma ideia bem definida do que é que estes srs. andam á procura.
E como se tudo não fosse já suficiente mau, ainda temos de levar com tiradas do próprio Alexandre Paiva que é apresentado como ex – grande homem da área da formação mas ao qual são feitas perguntas do mais absurdo sobre todo o tipo de temas desde a reserva de uma sala de campanha da candidatura de JEB até à entrega de telemóveis de serviço ais funcionários do Sporting.
Mas centrando-nos agora nas declarações de Alexandre Paiva eis dois dos seus greatests (s)hits :
1. “Pergunte ao sr. Bettencourt, que, um dia, à minha frente, disse que preferia trabalhar com benfiquistas competentes do que com os incompetentes sportinguistas.”
Ficamos pois a saber que para Alexandre Paiva é melhor trabalhar com um borrego ainda que seja do Sporting, do que com uma profissional competente de outro cube. Entendo onde quer chegar mas de maneira nenhuma concordo: JJ é so SCP e fez o Benfica campeão. Fernando Santos foi ex-jogador do Benfica e fez o Porto campeão. Os exemplos saõ vastíssimos.
2. "Não acredito, tenho a certeza absoluta. É timbre e é típico de certas e determinadas pessoas dentro do Sporting fazerem isso que fizeram."
Dizer desta maneira tão desabrida que o SCP boicotou a ida de Bento Valente para o Manchester City só podia a meu ver acabar de uma forma: processo em tribunal por difamação.
Enfim, como podem ver por cada pessoa que critica JEB com algum fundamento e de forma sustentada há logo outra que o faz da pior da forma possível que é lançando mão da infâmia, da ignomínia, do achincalhamento e do boato reles, e são estes últimos que desacreditam totalmente a oposição pois dão munições aos visados para contra-atacar em força, e, há que admitir, com toda a legitimidade, pois não se lhes pode pedir que de bom-grado tenham de ler todas estas alarvidades e ficar em silêncio.
Quanto à Academia de Talentos é a última vez que faço qualquer referência sobre a mesma aqui no blogue apesar de saber que esta paródia não só não vai parar como se vai intensificar já a seguir à AG de hoje como a 2ª parte da entrevista deste grande sportinguista que 99,9% dos sportinguistas nunca ouviram sequer falar.
Quem quer efectivamente mudar algo pode usar a Internet e os seus blogues e forums mas só comparecendo nas AG´s como a que hoje se vai realizar terão verdadeiramente uma voz activa no seio do clube. Caso contrário aquilo que aqui perora não serve de nada.
PS1: Talvez alguns leitores já entendam melhor porque é que não concordei com a entrevista de Bento Valente, pois apesar da premência do tema, abriu espaço a que na praça pública se discutam abertamente questões tão sensíveis como as que agora andam na boca do mundo.
PS2: Ao invés de perspectivar a AG de hoje optei por comentá-la após a sua realização uma vez que marcarei presença na mesma.
SL
Que esse site e a sua linha editorial são especialmente críticos com a actual direcção do Sporting já não é novidade, e isso, só por si, não merece qualquer juízo de censura pois penso que hoje a grande maioria dos bloggers leoninos - onde me incluo - o são.
Contudo são os meios utilizados que me indignam porque são eles próprios indignos, e se há algo que verdadeiramente abomino é ser confundido com este tipo de gente apenas e só porque partilhamos um posicionamento crítico para com JEB e seus pares, apesar de nada mais nos unir para além disso.
As pseudo-entrevistas com que nos últimos tempos nos têem presenteado ( Paulo Barbosa, Bento Valente ) atingiram o cume da pouca-vergonha esta semana com mais uma pseudo-entrevista feita desta vez a Alexandre Paiva( ex – qualquer coisa na Academia de Alcochete ) e é sobre isso que gostaria de vos falar.
Para ser sincero é com pouca vontade que vos deixo o link para a mesma ( http://www.academia-de-talentos.com/entrevista/2010/10/12/entrevista-com-alexandre-paiva-parte-1#comment-26480 ) mas imperativos de ordem pedagógica aconselham a que o faça pois aquilo que ali se escreve é digno de ser lido apenas e só para nos revoltar e fazer sentir uma profunda vergonha alheia. Se isso lhe acontecer então é porque o caro leitor ainda tem um pingo de decência.
Para começar devemos perguntar qual o interesse em entrevistar um ex - funcionário do clube, que saiu do mesmo há mais de 3 anos e que não desempenhava sequer nenhuma função merecedora de especial destaque ?
A seguirem esta linha, qualquer dia estão a entrevistar um jardineiro da academia ou uma senhora das limpezas que também foram despedidos e que poderão ter a oportunidade de fazerem no site da Academia de Talentos o tão ansiado ajuste de contas com o Sporting. Esperemos que a Inspecção Geral do Trabalho condecore os seus editores pelos bons serviços prestados em prol da emprego em Portugal.
Depois há que atentar uma vez mais na forma muito peculiar como os Talentosos Académicos da Academia de Talentos colocam as perguntas aos seus entrevistados, algo que já mereceu bastantes reparos dos seus leitores no passado.
É que o estilo é de facto único pois as questões são tão longas e tão detalhas que contêm elas mesmas as respostas, tendo depois o entrevistado a simples tarefa de dizer se concorda ou não concorda com a mesma no final, e posso-vos assegurar que em mais de 90% dos casos os entrevistados estão de acordo. Surpreendente !
Um exemplo ? Aqui fica:
Pergunta - Na passada quinta-feira, 7 de Outubro, houve uma reunião por volta das 15 horas na Academia de Alcochete em que a chefia da formação informou os seus funcionários que não poderia haver mais qualquer contacto com o prof. Bento Valente, que não poderiam ser cedidas fichas de jogo aos jornalistas da Academia de Talentos, o Prof José Lima informou os seus jogadores que estavam proibidos de dar entrevistas, que a partir de agora os funcionários do Sporting apenas poderiam prestar declarações ao jornal do Sporting e a mais ninguém. O que é que isto indica? Pânico, medo? Acha que estão a tentar a abafar esta situação (entrevista com Bento Valente) com receio que a SAD tome conhecimento dela?
Resposta - É típico. Tem sido típico das pessoas que não dizem as verdades deles de serem colocadas de parte, de serem acusadas de destabilização e acusadas de mentirosas mesmo quando eles próprios sabem que é verdade aquilo que se diz.
Querem uma ainda mais ridícula ? ( Sim, é possível )
Pergunta - O dr. José Eduardo Bettencourt, recentemente, numa entrevista à dra. Judite de Sousa, referiu-se ao jogador Marat Izmailov como um poço de contradições. Relativamente a isso gostaria de lhe chamar a atenção sobre o seguinte:1) Em comunicado assinado pelo José Eduardo Bettencourt no site oficial do Sporting no passado dia 3 de Outubro:
"O Sporting tem sido alvo, constantemente, de notícias caluniosas e totalmente falsas, que afectam gravemente o bom nome e a imagem da Instituição e dos seus profissionais.A permanente divulgação de factos que não passam de mera ficção e de notícias fabricadas com intuitos desestabilizadores obrigam-nos a tomar medidas mais drásticas, caso a comunicação social não se retracte e não inverta esta tendência maliciosa de denegrir o Sporting.A sucessiva difamação, quer dos dirigentes quer dos profissionais deste Clube, muitas vezes a rasar o enxovalho e a maledicência não é tolerável e requer uma tomada de posição rigorosa na defesa dos nossos interesses.Assim sendo, e porque todo o grupo de trabalho -- dirigentes, técnicos, jogadores e demais staff do Departamento de Futebol -- está revoltado com a situação e solidário na acção, a partir desta data, quem desrespeitar o bom nome do Sporting e dos seus profissionais ficará privado de entrar nas instalações do clube. A bem da verdade e do respeito pela ética."
2) Apenas 4 dias depois, no dia 7 de Outubro na "Grande Entrevista" com a Drª Judite de Sousa o mesmo dirigente disse: "A liberdade de expressão é das coisas mais importantes que há na vida e é bastante salutar"3) Alegadamente elementos ligados ao Scouting Internacional do Sporting entraram em contacto com o Manchester City e pressionaram de modo a retirar a oferta de trabalho para o Professor Bento Valente como represália pela entrevista que nos concedeu.Sendo que o Sporting mostrou ser incapaz de desmintir o que foi afirmado na entrevista como sendo calúnias, noticias fabricadas ou mera ficção etc como explica que o clube através do seu dirigente máximo diga que o clube respeita a liberdade de expressão e que é salutar mas depois permita que o próprio clube se torne um... "Poço de Contradições" e de represálias?Estará o Dr. Bettencourt e especialmente o Prof Pedro Mil-Homens familiarizado com o Artigo 38 da Constituição da República?
Resposta - O dr. José Eduardo Bettencourt é um homem muito democrata, mas quem manda na democracia é ele. Com isto, acho que lhe respondi a tudo.
Como podem ver, nada disto faz muito sentido e seria, no mínimo, digno de um boa e sonora garagalhada se não fosse tão confrangedor, reles e baixo.
Se a isto juntarmos as considerações que o próprio entrevistador faz a meio das suas questões quando larga pérolas como “Pessoalmente achei esta frase algo irónica e passo a explicar porquê “ já começamos a ter uma ideia bem definida do que é que estes srs. andam á procura.
E como se tudo não fosse já suficiente mau, ainda temos de levar com tiradas do próprio Alexandre Paiva que é apresentado como ex – grande homem da área da formação mas ao qual são feitas perguntas do mais absurdo sobre todo o tipo de temas desde a reserva de uma sala de campanha da candidatura de JEB até à entrega de telemóveis de serviço ais funcionários do Sporting.
Mas centrando-nos agora nas declarações de Alexandre Paiva eis dois dos seus greatests (s)hits :
1. “Pergunte ao sr. Bettencourt, que, um dia, à minha frente, disse que preferia trabalhar com benfiquistas competentes do que com os incompetentes sportinguistas.”
Ficamos pois a saber que para Alexandre Paiva é melhor trabalhar com um borrego ainda que seja do Sporting, do que com uma profissional competente de outro cube. Entendo onde quer chegar mas de maneira nenhuma concordo: JJ é so SCP e fez o Benfica campeão. Fernando Santos foi ex-jogador do Benfica e fez o Porto campeão. Os exemplos saõ vastíssimos.
2. "Não acredito, tenho a certeza absoluta. É timbre e é típico de certas e determinadas pessoas dentro do Sporting fazerem isso que fizeram."
Dizer desta maneira tão desabrida que o SCP boicotou a ida de Bento Valente para o Manchester City só podia a meu ver acabar de uma forma: processo em tribunal por difamação.
Enfim, como podem ver por cada pessoa que critica JEB com algum fundamento e de forma sustentada há logo outra que o faz da pior da forma possível que é lançando mão da infâmia, da ignomínia, do achincalhamento e do boato reles, e são estes últimos que desacreditam totalmente a oposição pois dão munições aos visados para contra-atacar em força, e, há que admitir, com toda a legitimidade, pois não se lhes pode pedir que de bom-grado tenham de ler todas estas alarvidades e ficar em silêncio.
Quanto à Academia de Talentos é a última vez que faço qualquer referência sobre a mesma aqui no blogue apesar de saber que esta paródia não só não vai parar como se vai intensificar já a seguir à AG de hoje como a 2ª parte da entrevista deste grande sportinguista que 99,9% dos sportinguistas nunca ouviram sequer falar.
Quem quer efectivamente mudar algo pode usar a Internet e os seus blogues e forums mas só comparecendo nas AG´s como a que hoje se vai realizar terão verdadeiramente uma voz activa no seio do clube. Caso contrário aquilo que aqui perora não serve de nada.
PS1: Talvez alguns leitores já entendam melhor porque é que não concordei com a entrevista de Bento Valente, pois apesar da premência do tema, abriu espaço a que na praça pública se discutam abertamente questões tão sensíveis como as que agora andam na boca do mundo.
PS2: Ao invés de perspectivar a AG de hoje optei por comentá-la após a sua realização uma vez que marcarei presença na mesma.
SL
Caro LSE,
ResponderEliminarTenho muitas dificuldades em perceber JEB. E não acho que seja pouco inteligente.
A entrevista de JEB foi desprovida de qualquer sentido e, todos ( acho eu ), ficamos sem perceber porque é que ele a deu.
Embora não devamos ' emprenhar pelos ouvidos ', creio que devemos ' dar ouvidos ' a algumas coisas. E se muito não passa de invenções e mal dicência, outro tanto tem fundamento e é verdade.
Ainda não vi ninguém do Sporting desmentir Bento Valente ( que saga com os Bentos )...
Depois de mais um episódio do caso Izmailov ( entrevista ao jornal russo ) ainda não vimos grande resposta...
O nojento do Rui Santos tinha uma cópia do regulamento...
E podemos continuar...
E são tantos casos, mas tantos que, mesmo considerando que metade são invenções, ainda sobram um monte deles para nos afligirem...
E terminando, JEB e o seus pares não tem feito a ' ponta de um corno '... pelo menos que se veja e ' em bom '...
SL
Caro 10A, se há coisa que eu entendi é porque é que o JEB deu esta entrevista ao jornal do SCP e porque é que a fez publicar no dia de hoje.
ResponderEliminarSe por um lado entendo o propósito e qté quero acreditar que algumas das coisas que tem feito são bem feitas e representam uma mais-valia para o clube, não entendo como é que no meio de tanta constestação deixa passar uma série de meses para apenas revelar mais detalhadamente aos sócios o trabalho q tem vindo a realizar na sombra em do próprio o JEB no dia da AG !!!
Ou se trata de pura manobra propagandística ou de facto há pouca habilidade de quem trata da comunicação do SCP para deixarem queimar tanto a imagem do JEB durante tanto tempo quando ele até tinha serviço para mostrar, o que podia apaziguar um pouco as péssimas prestações da equipa de futebol.
Não se trata de ser preso por ter cão e preso por não ter. Trata-se de não saber usar os trunfos que tem ou de os usar de forma inábil.
De todas as formas não posso concordar minimamente com o teor dos jornalismo rasca que a Academia de Talentos pratica. Não é com ofensas baratas e afirmações insustentadas e nunca provadas que se deve contestar o trabalho de JEB. Afinal se há tantos e bons motivos para o fazer de forma racional e documentalmente suportada, porquê recorrer à guerrilha ordinária e descabida? Isso é dar trunfos aos dirigentes actuais.