quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Carteiro Que Não Chegava Para as Encomendas

Parece ter terminado hoje a passagem de Postiga pelo SCP, passagem essa não muito feliz, nem para ele nem para o clube, que ainda assim consegue ir "recuperar" os 2,5 milhões de euros pagos ao Porto aquando da sua aquisição. Do ponto de vista financeiro não creio portanto que o negócio tenha sido ruinoso pois o jogador estava em fim de contrato e com o Europeu à porta o mais certo seria sair a custo zero no final da temporada com o passe já na sua mão.

Expressei várias vezes ao longo do último ano o meu desagrado pela performance de Postiga - o que não invalida que lhe reconheça qualidades como por exemplo raça e técnica. - e, não vai ser por agora ter sido vendido que, tão ao gosto português, irei tecer-lhe os maiores encómios pois de facto é um avançado que não me enche minimamente as medidas dado que, para sua infelicidade talvez, acaba por não ter o instinto matador de um "9" nem o virtuosismo inebriante de um "10", mas fica algures entre estes dois tipos de jogador e esse é, quanto a mim, o seu maior handicap.

Esta ida para Saragoça faz-me adivinhar o ocaso futebolístico de Hélder Postiga que tendo começado a sua carreira em grande no FCP nunca conseguiu através do seu futebol deixar saudades por onde passou ( Tottenham, Panathinaikos, Saint Ettiéne, FCP e Sporting ) e duvido mesmo que o consiga fazer agora numa equipa de pequena dimensão como o Zaragoza - talvez demasiadamente pequena mesmo para o Hélder Postiga - que ainda para mais está inserida numa das mais difíceis ligas do Mundo.

Tal como no caso de Djaló - ainda que menos para dizer a verdade - é com pena que vejo um jogador sair do clube debaixo de um coro de assobios como se fosse ele o culpado de tudo o que de mau tem acontecido ao longo, não das últimas 3 partidas, mas dos últimos 3 anos. Essa pessoalização é doentia e é bem diferente de assobiar a equipa no final de um jogo menos conseguido, atitude que entendo legítima ainda que não adopte apesar de já ter assistido a mais filmes de terror em Alvalade do que aqueles que passaram em todas as edições do Fantasporto.

Os adeptos do SCP têm mesmo de "se resolver" e de decidir de uma vez por todas se vão ao estádio para apoiar o clube ou para achincalhar os seus jogadores pois apoiar nas vitórias e destilar ódio nos empates e derrotas não é só um caso de mera incongruência; é um problema que roça já o foro da psiquiatria.

Finalmente, desejo os maiores sucessos ao Hélder Postiga e aproveito para deixar algumas perguntas no ar para os leitores do blog:

Será que Domingos está de acordo com as vendas de Djaló e Postiga ?

Caso não esteja qual será o estado de espírito de Domingos neste momento ?

Poderão estas vendas abrir fissuras na estrutura do futebol leonino e na aparente harmonia de Domingos com Carlos Freitas, Duque e Godinho Lopes ?

SL


2 comentários:

  1. Agora que a "janela de transferências" para os jogadores com contrato encerrou, visto que se pode continuar a adquirir jogadores que estejam livres (ou seja, sem vínculo contratual com nenhum clube) apraz-me tecer os seguintes comentários:

    Em primeiro lugar dou os meus parabéns aos dirigentes leoninos por terem, em tão pouco tempo, resolvido alguns dos principais problemas que, andavam a desestabilizar o balneários leonino.

    Livraram-se de bostiga e djaló em poucas horas, só por isso já merecem um louvor leonino. É que acabaram de se livrar de jogadores improdutivos, com salários conjuntos a rondar os 120 mil euros / mês.

    Além disso conseguiram arranjar colocação para muitos dos jogadores excedentários (Grimi, Turan, Vitor Golas, Torsiglieri, Pongolle, Salomão), colocando também 15 jogadores da formação em diversos campeonatos e em clubes com algum nível competitivo...

    Mais, libertaram a folha salarial ao rescindirem com Caneira, Maniche, Pedro Mendes, Zapater, Nuno andré Coelho, Stojkovic, Purovic, Hildebrand, Cristiano, Saleiro, Vuckcevic, etc... Atenção que isto foi a herança do tempo do Soares Franco até aos dias de hoje...

    Investiram no plantel, com reforços qualitativamente acima da média (muitos de nós andamos a questionar alguns destes jogadores, mas vamos dar tempo ao tempo).

    Por isso, e apesar de, nem esta ter sido a Direcção por mim escolhida, e muito menos o treinador, creio que o tempo é de esperança Sportinguistas... Sim esperança, não só porque a cor da mesma é o verde, mas também porque se está de facto num ponto de inflexão... Batemos no fundo (dirão alguns), por isso o caminho agora é para cima. Já perdemos 7 pontos, é verdade, mas vamos ganhar muitos pontos daqui para a frente. Creio que temos muitos argumentos para afrontar os principais rivais, temos soluções no plantel para o presente e para o futuro, por isso tenho esperança...

    Embora seja crítico desta Direcção, e sobretudo do 'status quo' que a mesma representa, parece-me que têm, por inúmeras vezes desde a sua eleição, dado o braço a torcer e procurado ir de encontro aos anseios dos Sportinguistas...

    Cabe-nos a nós defender o clube com todas as nossas forças, pois os rivais quererão cortar-nos já as pernas. Temos que dar tempo para que os novos jogadores se integrem. Não só ao clube, mas a uma cidade nova, uma cultura nova.

    Vamos Sporting!!!

    PS - Em Janeiro podem haver retoques, senão antes (jogadores livres)...

    ResponderEliminar
  2. Genericamente estou de acordo com a tua análise. Acho algo perigoso gerir "para a bancada" mas se as vendas de djaló e postiga se inserem num plano que já estava traçado fico mais tranquilo. A verdade é que tanto Postiga ou Djaló pouco tinham a fazer neste novo SCP pois concorde-se ou não com os assobios eles existiam e condicionavam a actuação de dois jogadores que já mesmo sem assobios não eram propriamente produtivos.
    Confesso que esperava um avançado e com a mínuscula janela dos "free agents" ainda aberta pode ser que surja algum nome interessante por uma quantia acessível. No limite talvez faça sentido chamar o Wilson Eduardo pois com Bojinov - algo atreito a lesões - e com Rubio e Wolfs em fase de adaptação, certamente o o nosso canterano acabaria por ter minutos de leão ao peito, e que falta faz começar a reconstruir a Academia e o seu "produto".

    SL

    ResponderEliminar