quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

JOSÉ COUCEIRO

Primeiro vejo e depois critico ou dou os meus parabéns pela decisão.

Fazê-lo antes do homem ter sequer aquecido o lugar não é o meu timbre e acho que também não devia ser o de nenhum sportinguista, sobretudo dos que são lidos por dezenas, centenas, milhares ou milhões de sportinguistas.

Pode-se em abstracto discordar e expender argumentos nesse sentido agora essas tiradas do género "tá tudo fodido ! " , "batemos no fundo", "é o fim do Sporting" e quejandas sem qualquer tipo de suporte argumentativo não são mais do que desabafos, e isso eu critico da mesma forma que critico os que estão no poleiro e não gostam de ser criticados quando está mais que provado que fizeram cagada.

Assim de simples como diriam "nuestros hermanos".

Quanto à escolha propriamente dita:

José Couceiro é um homem do futebol e tem competências transversais, isso é inegável.
Para quem não sabe foi jogador de futebol, presidente do Sindicato de Jogadores, treinador de clubes grandes ( F.C.Porto) e pequenos ( Setúbal, Alverca, Belenenses, etc ), nacionais e estrangeiros ( Lituânia e Turquia ) treinador de Selecções Jovens ( Portugal ) e A ( Lituânia ); Manager e Administrador da SAD ( SCP ) e comentador desportivo ( TVI ). ~

Depois deste vasto currículo e em jeito de brincadeira diria ao Paulinho para ter cuidado...
Não obstante, os mais reticentes podem-se perguntar se o novo Director-Geral não padecerá do mesmo problema de João Moutinho: faz muitas posições relativamente bem sem ser virtuoso em nenhuma delas.

A verdade é que esta chegada gera-me bastantes expectativas, se não em termos de resultados - onde o meu pessimismo crónico impera enquanto JEB puxar os cordelinhos – pelo menos em ver como irão ser geridos determinados dossiers.

1º Dossier: MARAT IZMAILOV

Não é neste momento um dossier prioritário é verdade mas pelo especial melindre que tem causado desde a entrada de Costinha, estou curioso para ver como é que o SCP vai descalçar esta bota pois convém não esquecer o passado de Couceiro como Presidente do Sindicato de Jogadores. Se José Couceiro ainda encarnar esses princípios e visão irá concerteza ser mais sensível aos argumentos do jogador do que Costinha tem sido ( não digo se bem ou mal pois não é isso que estamos a avaliar agora ) e isso poderá ser um pomo de discórdia “ab initio”. A acompanhar com atenção.

2º Dossier: CONTRATAÇÕES

Imagino que uma das primeiras coisas que Couceiro fará ( aliás acredito que já o esteja a fazer ) em Alvalade será avaliar a qualidade do plantel actual e fazer o seu julgamento quanto à mais ou menos-valia de alguns dos seus elementos, entre os quais se contam necessariamente os jogadores adquiridos na era Costinha. Uma má impressão destes poderá resultar num potencial foco de conflito ? Sinceramente espero que não, desde que tal não signifique fazer cedências apenas para não levantar ondas, pois se a visão for totalmente coincidente com a de Costinha nesta matéria o Sportinguista comum não verá então muito significado na contratação de Couceiro.

Já quanto ao reforço do plantel e à possível chamada à equipa principal de alguns dos nossos jogadores emprestados fico na expectativa para ver o que se irá passar, o mesmo acontecendo com a nova política de contratações: aposta em jovens jogadores ou em pré-reformados ? expansão para novos mercados algo descurados pelo SCP nos últimos anos ( Leste Europeu e Brasil ) ? negociação de empréstimos ou contratação de jogadores dispensados pelos grandes clubes Europeus ?

3º Dossier: O PAPEL DE JEB

Se a contratação de Couceiro significa que JEB não “pintará” mais em matéria futebolísitca devo declarar que esta decisão me agrada. Tudo o que implique um afastamento de JEB da equipa de futebol 11 são boas notícias para os sportinguistas, pois gaffe mais gaffe do que JEB nesta matéria é totalmente impossível.

Ainda assim e independentemente do que possa sair daqui há que reconhecer que JEB foi arguto ao contratar Couceiro pois ganhou tempo sem ter de despedir Costinha e/ou Paulo Sérgio e, caso tal venha a suceder – agora ou mais tarde – já não será ele a fazê-lo mas sim a pessoa que se acha agora investida desse poder, ou seja, José Couceiro.

4º Dossier: O TREINADOR

Fortemente contestado por muitos sportinguistas Paulo Sérgio ganhou em Setúbal um novo balão de oxigénio com tudo o que isso tem de bom e de mau. Sabendo-se agora observado por outro olhos que não os de JEB, Paulo Sérgio terá aqui uma oportunidade de começar do zero e, apesar de ter mais ano e meio de contrato com o SCP, acho que se encontra à data de hoje na mesma posição em que se encontrava Carvalhal há um ano atrás: tem 6 meses para provar o que vale ou então terá como alternativa a porta de saída no fim da Liga.

Contudo esperaria mais alguns dias para ver se Couceiro não poderá tomar uma atitude mais radical mas quanto a mim mais inteligente: prescindir imediatamente dos serviços de Paulo Sérgio e contratar alguém com inequívocas qualidades para começar já a tratar da próxima época.

A irregularidade dos nossos adversários na Liga faz antever com grande probabilidade um 3º lugar no final da prova pelo que sem Taça de Portugal e com uma difícil Liga Europa e uma insonsa Taça da Liga pela frente o risco seria mínimo e os proventos poderiam ser os maiores a médio-prazo ( época 2011-2012 ).

Estes serão quanto a mim os principais focos de interesse no imediato.

Posto isto desejo as maiores felicidades ao nosso novo Director-Geral que espero ver fazer um trabalho competente e, tão importante quanto isso, signifique uma lufada de ar fresco no nosso clube abrindo um novo capítulo onde prime a competência, a seriedade e que esteja fortemente orientado para os resultados.

Queremos ganhar de novo pois NÓS SOMOS O GRANDE SPORTING !!!

3 comentários:

  1. o couceiro até tem conhecimentos a nivel de jogadores, porque chegou a ser conselheiro num fundo de investimento de jogadores

    ResponderEliminar
  2. Olá Riga ! Toda essa vasta experiência pode ser muito válida e útila ao clube. Espero sinceramente que sim.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Gostei do que li, como diz e quanto a meu ver muito bem o ilustre Leão de Stª Engrácia não vamos crucificar antes que se possa perceber a real mais valia (ou falta dela) que Couceiro poderá trazer para o clube. Discordo veemente de quem repesca o passado com pouca glória de Couceiro para afirmar que é mais um tiro no pé. O que a experiencia nos diz é que ninguém nasce ensinado e é com o acumular de experiencia que se formam bons gestores, e este é claramente o caso. Pelo menos experiencia(s) não lhe falta.
    SL

    ResponderEliminar