terça-feira, 30 de agosto de 2011

Elias - Quase 9 milhões de Euros de Jogador

Perguntas múltiplas invadem-me o espírito ao ler ao ler a notícia de que o SCP acaba de contratar por 8,8 milhões de euros o internacional brasileiro Elias:


Atirar dinheiro para cima dos problemas é a solução ? Lembro-me de Pongolle e tenho calafrios.
Ficam então algumas questões para em conjunto reflectirmos.


Até que ponto esta decisão não foi tomada para a bancada ?

Tirar alguns jogadores que manifestamente têm estado mal em quase todos os jogos realizados teria sido bem mais barato e a impossibilidade de Elias jogar na Liga Europa pode indiciar isso mesmo. No entanto pode-se ter dado o caso de não ter sido possível fazer a operação há mais tempo tal como Carlos Freitas referiu há cerca de um mês atrás, mas nessa altura subentendi das palavras do Director Desportivo do SCP que isso significaria poder adquirir no futuro e por quantias dentro da realidade financeira do SCP jogadores de nomeada.
O Atlético comprou 50% do passe por 7 milhões o ano passado e nós agora demos 8,8 milhões por 100%. É sem dúvida uma boa oportunidade mas se agora me oferecessem um Ferrari por 10.000 euros seria sem dúvida excelente mas não teria essa quantia para dar. O SCP pelos vistos teve.


Não havia outros sectores a reforçar com maior urgência do que o meio campo ?

O eixo da defesa e sobretudo o ataque reclamavam um upgrade imediato ao passo que o meio-campo ( apesar de não estar a funcionar bem ) poderia melhorar o seu desempenho com a progressiva integração dos novos elementos, com trabalho e com a chegada de Matias.


Não tinha o Atlético de Madrid urgência em desfazer-se deste activo por não ter no seu plantel espaço para um 4º extra-comunitário ?

Se sim porque é que a operação não se fez por outros números ou não passou pelo empréstimo com opção de compra?


Não causa alguma estranheza o facto de os negócios do Atlético de Madrid ( sobretudo os que envolvem Jorge Mendes ) se fazerem sempre por preços exorbitantes ?

Recordo-me do supra referido francês mas também Falcão, Micael, Roberto e Júlio Alves.


É certo e sabido que os sportinguistas - e os adeptos de outras cores bem como os jornalistas - estão de queixo caído com a astronómica cifra paga aos colchoneros, e perguntam-se com lógica se 9 milhões de euros não seriam suficientes para comprar um central e/ou um avançado de valor que pudessem suprir as lacunas que mais ressaltam à vista de todos quantos acompanharam as partidas do SCP este ano, mas penso que não podemos fazer uma análise tão simplista pois quanto a mim ( pura suposição ) só a intervenção do empresário Jorge Mendes tornou este negócio possível tal como o de Roberto quando foi para o Saragoça pois duvido muitíssimo que o SCP tivesse o funding necessário para neste momento específico fazer esta operação. Assim sendo, não fará sentido fazer contas do género "com 9 milhões podíamos ter comprados dois bons jogadores por 4,5 milhões de euros" pois o dinheiro para esses dois jogadores não o tínhamos tal como (não) tivemos para o Elias.


O SCP é isto mesmo: perguntar, questionar e "comer a cabeça" com preocupações do género das que acima expressámos ao invés de celebrar a contratação de um jogador de grande cartel e deixar os "detalhes" económicos para os outros tal como se passa na Luz e nas Antas, por isso não quero terminar sem deixar uma palavra de boa sorte para o Elias e os meus votos de muito sucesso com a nossa camisola.


SL


PS: Freitas Lobo diz que Elias é um jogador de "equipa grande" e que vai dar outra dimensão ao nosso futebol. Estou portanto ansioso para o ver acção.

PS2: Ao contrário do que sucedeu com Pongolle, a caixa de comentário do diário MARCA, está cheia de críticas por parte dos adeptos colchoneros à dispensa de Elias pelo clube de Manzanares. Bom pronúncio ? Espero que sim.


Sem comentários:

Enviar um comentário