quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Espiral Negra


Ausentei-me uns dias e parece que o Mundo desabou sobre o Sporting.
Não é que já não se adivinhasse tal coisa há pelo menos um bom par de meses, mas parece que de repente todo o Universo conspira contra nós e suga o clube para uma espiral negra da qual não sabemos quando e em que estado vamos sair.

1.O Empate em Aveiro:

O 1º evento destas cascata foi o empate em Aveiro, que já foi tão escalpelizado por tanta gente em tanto sítios que nada do que possa escrever acrescentará algo de novo. Infelizmente creio que em termos desportivos vamos continuar a penar.

2.A Guerra-Aberta com o RASCORD:

Logo de seguida temos o editorial rasteiro, rasca, ordinário e totalmente desonesto escrito por esse grande senhor da imprensa desportiva de seu nome Alexandre Pais, vulgo o Careca como o próprio se intitula.
Para quem se preocupa com a ausência de candidatos credíveis à presidência do SCP ora aqui está um belo nome. Um homem sagaz, dotado de grande capacidade e visão a quem apenas falta uma oportunidade para realmente fazer algo de frutuoso pelo desporto nacional. Sim Alexandre, porque estar sentado na tribuna a cagar postas de pescada é tão meritório quando o faz o senhor como quando o faço eu aqui no blog.
Um homem que identifica tão claramente a incompetência dos actuais directores do SCP e que tão desabridamente coloca o dedo na ferida dizendo que o verdadeiro problema é estarmos a dez pontos do Porto à 10ª jornada, só pode dar um contributo positivo.
Devo ainda salientar o seu enorme sportinguismo pois quando o Benfica perdeu 3 jogos logo no início da temporada e veio montar aquele "número" das arbitragens, ou quando o Porto o ano passado levantou tanta celeuma por causa do episódio do túnel e que, segundo eles, lhes fez perder o campeonato, nunca vi o Alexandre Pais dizer alto e bom som " O VOSSO PROBLEMA É ESTAREM A "X" PONTOS DO LÍDER ! ".
Porque é que não o fez? Não queria ajudar os nossos rivais com os seus sábios conselhos ? Sinceramente penso que não, e usando da mesma prerrogativa que o próprio utiliza de nunca calar aquilo que pensa vou escrever em bom português para que todos me entendam: Não o fez porque não tem colhões para isso !
A razão é simples.
Se o fizesse com o Benfica, o mais provável era no próprio dia ir a andar, pois os accionistas para quem trabalha não lhe iriam permitir hostilizar um público alvo tão vasto.
Se o fizesse contra o FCP, bom, aí o caso era diferente, é que o Porto é uma cidade bonita e acolhedora o provavelmente o Alexandre já não está naquela idade de se meter em zaragatas e levar um caldos ou uns puxões de orelhas só para se dar ao luxo de dizer duas ou três bacoradas.
Assim sendo, e tendo em consideração que jornais a sportinguistas também já não devem vender muitos, aqui vai disto, vamos achincalhar estes gajos ao ponto de ousar opinar sobre toda e qualquer coisa que dimane do clube de Alvalade, mesmo sobre as matérias espúrias e sem qualquer interesse.
Só à luz disto se pode compreender que tragam para as capas de jornais coisas como um regulamento interno sobre o modo como se devem apresentar os funcionários do clube, ou fotografias onde o Costinha surge debaixo de um chapéu de chuva transportado por outra pessoa.
Mas a que ponto chegou a linha editorial do RASCORD para abordar coisas tão ridículas e insignificantes como estas ? Fá-lo-à o RASCORD com os demais clubes ? NÃO.
E para que não restem dúvidas de que a razão não assiste a estes jornalistas travestidos eis alguns exemplos:

1) Alexandre Pais tece o seguinte comentário sobre o regulamento que obriga ao uso de um certo tipo de indumentária em Alvalade:

" Se a proibição – ou o desaconselhamento obrigatório – do uso de gangas, uma prática do próprio JE Bettencourt, é simplesmente ridícula, já as normas genéricas de apresentação me parecem corretas, pois em Portugal atingimos um nível de desleixo absolutamente assustador. E se as pessoas, na sua vida privada, têm todo o direito de usarem o que muito bem entenderem, também as empresas têm outro direito: o de definirem o perfil de quem pretendem ter, ou manter, ao seu serviço. "

Ou seja, o próprio reconhece que as normas genéricas de apresentação lhe parecem correctas, mas a proibição do uso de calças de ganga é ridícula. Ficamos portanto a saber que Alexandre Pais apesar da provecta idade é um fan dos jeans e está disposto a montar uma escandaleira e a humilhar publicamente toda uma instituição porque esta não permite o uso de jeans, apenas e só em determinadas zonas do estádio e para pessoas que tratam directamente com o público, é bom que se diga.
Enfim, parece que temos de arranjar uma bucha no America´s Next Top Model para o Alexandre Pais poder também brindar a turba mal-vestida com os seus conselhos de moda.

2) Alexandre Pais apresenta uma cópia de um suposto mail que alguém do SCP lhe enviou onde e onde constam as ditas normas para provar a todos ( e sobretudo ao Rui Oliveira e Costa ) que o documento existe e é verdadeiro: Espero então que faça o mesmo com o código de conduta que segundo o seu jornal o Costinha impôs aos jogadores para que todos possamos ficar elucidados quanto à veracidade do seu teor. O facto de já terem passado tantos dias e nada, faz-me pensar que não há suporte algum para aquilo que afirmaram, mas se houver lá terei de fazer como o AVB e dar a outra face. Cá vos esperamos.

3) O artigo/crónica de Ana Anes sobre o SCP e já agora sobre bola em geral:

Para quem gosta de alardear nas páginas das revistas que avia meia Lisboa com a cabaça cheia de whiskey em festas da alta e baixa sociedade lusa, convenhamos que "bola", assim no singular, não será propriamente a sua especialidade.
Como poderá alguém que se queixa de só conseguir atingir um orgasmo de longe a longe porque não encontra um parceiro que lhe faça "um minete comme il faut" ( para usar a expressão da própria ) vir para um jornal desportivo meter o bedelho ( ou neste caso a língua ) onde não é chamada ?
Alexandre seja mais criterioso na escolha de colaboradores pois parece que do outro lado da 2ª Circular também não acharam muita graça às piadas sobre a "Coentrona" e olhe que fiar-se apenas nos adeptos do seu Belenenses para lhe continuarem a comprar jornais é capaz de ser arriscado.

4) A Crónica de ontem do João Querido ( Mudei a ) Manha:

É já lendário o anti-sportinguismo do lampioníssimo Manha que, qual menino bem-comportado, vem feito vassalo acorrer ao seu Mestre Careca a quem os "maus" estão agora a lançar farpas.
É confrangedor ver pessoas com um certo nível intelectual dedicarem tantas linhas aos fatos do Costinha, ao seu carro amarelo, ao regulamento sobre a indumentária, etc.
É ridículo e mostra bem que o jornais hoje já não sabem o que fazer para sobreviver, para chamar a atenção e no fim do dia venderem mais jornais que o vizinho.
Só nessa lógica se entende que resvalem cada vez mais para a esfera cor-de-rosa em vez de discutirem com seriedade, isenção e rigor ( pelo menos algum seria bom ) assuntos que realmente interessam aos amantes do desporto. Contudo o que se verifica é justamente o contrário com Martas Rebelos, Anas Anes, e etc a terem cada vez mais espaço para nos brindarem com a sua autêntica diarreia mental no que ao tema desporto diz respeito.

3.O Caso Izmailov:

Este caso resume-se quanto a mim ao que muito acertadamente disseram Carlos Xavier e Manuel Fernandes sobre o assunto: um jogador jamais pode vir para a praça pública discutir estes assuntos pois prejudica de forma indelével todo um clube e desrespeita todos os seus colegas e massa adepta.
Estas entrevistas a jornais russos de cada vez que sai de Portugal são autenticas combinações com data e hora marcada para atacar o Sporting.
Respeitei no passado o Izmailov e lamento o seu estado de saúde mas vir dizer agora o que diz depois de ter pedido desculpas ao clube pelo erro que cometeu quando deu a 1ª entrevista, e nunca referir ou assumir com humildade erros próprios mostram que não estamos perante uma pessoa correcta e um homem com "H" grande, o que faz com que a haver alguma culpa do Sporting neste processo ela já não pode de forma alguma morrer solteira.
Talvez o melhor seja mesmo fazer o máximo dinheiro possível com o jogador e caso a oferta não satisfaça mantê-lo no clube até ao fim do contrato.

4. A Entrevista de Bento Valente:

A entrevista de Bento Valente, não obstante todo o respeito que tenho pelo seu sportinguismo e pelos 14 anos que trabalhou no clube, é a meu ver lamentável e se não demonstra dor-de-cotovelo está pelo menos lá muito perto.
Esta tendência cada vez mais comum de ver ex-funcionários do clube virem desfazer deste após a sua saída deixam-me um grande amargo de boca e fazem-me pôr em causa o verdadeiro amor que estas pessoas têm pelo Sporting, pois o Sr. Bento Valente, como pessoas inteligente que é, não pode negar que sabe perfeitamente os efeitos nefastos que as declarações que profere têm para o SCP, sobretudo nesta altura em que estamos a ser alvo de um ataque massivo por parte dos nossos inimigos externos.
Se é verdade aquilo que diz na sua entrevista e se alertou os responsáveis pelo departamento do futebol jovem e os seus superiores em devido tempo, cumpriu bem a sua missão e o seu dever, mas a partir daí ponto final.
Se saiu pelo próprio pé devido a essas divergência, teria sido no mínimo de bom tom, não escalpelizar em público e tão detalhadamente essas questões, ainda para mais quando já trabalha para outro clube. Daqui a uns anos ou meses provavelmente não faria diferença mas neste momento são mais uma facada e um golpe duro infligido no coração do leão e dos seus adeptos.


Tudo isto para dizer apenas que os tempos que aí vêem adivinham-se difíceis, e que é com grande expectativa que aguardo pela entrevista de JEB hoje à noite no Canal 1 e pela AG do Clube na semana que vem.

Penso que neste mês de Outubro muito se vai decidir.

Ainda assim, e passe tudo aquilo que me distancia da gestão-JEB, e todas as posições que aqui tenho assumido, nomeadamente quanto ao meu desejo de que se demita e convoque eleições, devo dizer com clareza que não me agrada de maneira nenhuma o assassínio de carácter que estão a fazer ao. para todos os efeitos, nosso presidente.

Os destinos do Sporting serão trilhados por onde os seus sócios quiserem - apesar de muitos estarem alheados ao ponto de já nem sequer acreditarem no poder que estatutariamente possuem - e não admitirei nunca que um qualquer fazedor-de-opinião; jornalista ou "paineleiro" nos venha apoucar e enxovalhar de forma vergonhosa como tem acontecido nos últimos tempos.

Tenho dito.

SL

6 comentários:

  1. Visito o blogue pela primeira vez. Acabei de o adicionar aos meus favoritos, pois reconheço-lhe uma enorme lucidez e uma clareza fantástica, que engrandecem o nosso Sporting Clube de Portugal. A partir de hoje segui-lo-ei diariamente.
    Pena tenho que o Leão de Stª Engrácia não seja convidado para nos representar num qualquer programa desportivo, pois defenderia as nossas cores de forma esclarecida.

    Bem-haja!

    SL

    ResponderEliminar
  2. LSE,
    Existem algumas notas em que assino por baixo.
    Discordo da referência a Bento Valente, partindo do pressuposto que o que diz é verdadeiro e que me parece ser um homem sério.
    Aquilo que ele diz é, mais do que o momento em que a sua entrevista sai para o éter, profundamente chocante. Saber que contratámos o inimigo para a nossa casa, que estamos a destruir um trabalho de anos e que ninguém faz nada é muito menos grave que a oportunidade das palavras.
    E se, um a um, somarmos os casos, JEB não iria com certeza dar esta entrevista pois era um presidente demissionário... ou a daria nessa condição.
    E caro Sportinguista, ainda nem chegámos ao fundo...

    S pouco L

    ResponderEliminar
  3. @ Xôbenfas: Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário. Espero "vê-lo" por aqui mais vezes.

    @ Porta10A: Caro amigo, sei que partilha comigo de muitos pontos de vista sob o estado actual do nosso Sporting e apesar de não vermos sob a mesma óptica a entrevista de Bento Valente é bom tê-lo por cá.
    O que queria dizer é que vejo o Vitor Baía sair do Porto, e outros profissionais a sair dos seus clubes e não me recordo de os ver falar tão desabridamente sobre questões tão sensíveis para os clubes que representaram. Afinal foram 14 anos e se é verdade que Bento Valente deu muito ao clube, não é menos verdade que o SCP tb deu muito ao Bento Valente.
    A verdade é que ainda assim não me preocupa muito que FCP e SLB se aproximem de nós na qualidade da formação se depois não fazem o essencial: dar oportunidades aos jovens que formam. Felizmente isso ainda acontece no SCP e espero que assim continue.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez na mouche!! começa a ser um bom hábito, entao,nos pontos sobre a comunicaçao social tirou me as palavras da boca.

    concordo com o primeiro coment, faz falta alguem assim com a sua clareza de ideias e facilidade em transmiti-las nos debates de tv,jornais ou no proprio Scp!

    Este blog merece maior divulgação e adesão da comunidade leonina. Saudaçoes leoninas e viva o SPORTING


    Lione

    ResponderEliminar
  5. Caro Leão de Sta Engrácia, parabéns pelo blog e espero que continue com a sua caneta de tinta verde a trabalhar por muito e bom tempo.

    Permita-me só fazer uma comentário à entrevista de Bento Valente: considero-a importante, relevante e no timming certo. É uma pessoa que saiu pelo seu pé e que teve a coragem de dizer em voz alta algo que algumas pessoas já vinha falando desde há algum tempo em voz baixa. Considero a Academia, neste momento, um dos pincipios cancros do SCP e é importante que os sócios tenham conhecimento disso. É pena que esse conhecimento tenha de ser feito na comunicação social mas, infelizmente, não restam alternativas pois nas AG´s (SAD e SCP) as vozes da dita "oposição" são muito desvalorizadas e abafadas pela maioria governativa que não aceita opiniões contrárias!

    De resto, força na escrita!!!

    ResponderEliminar
  6. @ Lione: Obrigado pelo comentário. É sempre um prazer ir com estes textos ao encontro daquilo que muitos colegas sportinguistas pensam. Fico feliz quando assim acontece.

    @ Pai Natalao: Tal como disse ao amigo Porta10A num comentário anterior a este mesmo post, o que me entristece é ver serem trazidos para a rua estes temas e ver contados com tanto detalhe temas que deviam ficar confinados - até por motivos de sigilo e deontologia profissional - às paredes de Alcochete.
    Quem sou eu para por em causa o sportinguismo e profissionalismo de Bento Valente ? mas de uma coisa ninguém me pode impedir que é de perguntar o que pensará o Machester City como novo empregador de Bento Valente desta entrevista ? Provavelmente estarão a cogitar sobre o que dirá este seu novel funcionário quando um dia deixe de trabalhar para o clube que agora representa.
    Bom, mas com os males do City podemos nós bem..,

    SL

    ResponderEliminar