Possíveis Entradas
Vieirinha: nome que entusiasma dados os relatos do bom futebol que apresenta em terras helénicas. Ainda assim duvido que sejam muitos os sportinguistas que acompanhem com alguma proximidade a carreira deste jogador no campeonato grego. O preço também não será o mais convidativo visto ser um dos nomes mais bem cotados na liga em que actua.Bruno Gama: 23 anos, é um jogador com escola e que apenas pede uma oportunidade para mostrar todo o potencial que tinha quando representava as camadas jovens do FCP. Tal como referi no meu último post os juniores e seniores em início de carreira nos nossos rivais directos podem ser um interessante campo de recrutamento para as nossas cores pois nas Antas e na Luz o que é da casa é visto como menos valioso do que aquilo que vem de fora e esses jogadores podem ter algum interesse em alinhar no SCP. Por mim está aprovado pois em caso de não singrar o prejuízo financeiro será sempre diminuto.
Paulo Sérgio: Aos 26 anos está a realizar uma das suas melhores épocas de sempre. Era um jovem da casa que sempre pensei poder ver actuar de leão ao peito dado o seu potencial mas que por motivos vários não singrou em Alvalade. É outro atleta que pode vir a custo zero e apesar do nome não reunir grande entusiasmo - isto pelo que tenho lido nos diferentes blogs - apoio a sua contratação na óptica de que o risco é diminuto e o retorno desportivo ( e quiçá ) financeiro podem ser interessantes num futuro próximo dado que o jogador também já tem 26 anos.
Chico: Um autêntico desconhecido. Por esse motivo não me vou alargar muito sobre estre nome. Ainda assim, e olhando para o nosso plantel actual, creio que é uma posição que está bem coberta pois temos Maniche, Pedro Mendes, Zapater, André Santos e para o ano quiçá, Adrien.
A concretizar-se no entanto a sua compra a mesma pode resultar de diversos factores:
1) boa oportunidade para fazer negócio já que viria a título gratuito, o que implicaria um risco mínimo e uma possibilidade de retorno máximo ( desportivo e financeiro );
2) acautelar a saída de algum dos jogadores referidos supra.
Samaras: Mas alguém acredita que um homem que alinha no Celtic ganha um salário compatível com a nossa actual folha salarial ? E ainda que o tivesse, depois dos 2 golos ao Rangers as nossas parcas hipóteses de sucesso devem-se ter esfumado por completo.
Não sou profundo conhecedor das suas virtudes ( nem dos defeitos ) mas não é jogador que me entusiasme por aí além. Desde logo porque penso que podemos obter noutras latitudes jogadores mais irreverentes e com salários mais condizentes com a nossa realidade para jogar na posição de ala, e também porque se vier para Alvalade para jogar a avançado então mais vale ficar na Escócia onde em 15 jogos marcou 3 golos.
Possíveis Saídas
Zapater: Não concordo com a saída deste jogador pois ainda não teve sequer oportunidade para mostrar o seu real valor. Mándá-lo já embora seria deitar pela borda fora aquilo em que se acreditou ainda há alguns meses atrás quando se comprou o ex-internacional sub-21 espanhol por apenas 2 milhões de euros. E para que não se diga que não entendo nada de futebol ( que não entendo ) leia-se o que escreveu Freitas Lobo e Setembro de 2009 sobre este mesmo jogador ( http://www.planetadofutebol.com/jogadores/zapater/pais/1581 ) .
Sem rotina ninguém vinga e Zapater não só não a tem como tem tido a infelicidade de entrar em jogos onde o resultado final não tem sido o mais agradável e isso tem levado a que a massa adepta não tenha criado grande empatia com ele, mas na última partida contra o Braga já mostrou um bocadinho mais daquilo que pode vir a dar ao clube.
Pedro Mendes: Pelo futebol praticado será sempre uma má opção dispensá-lo. É sem sobra de dúvida o jogador do SCP com mais futebol nos pés. É de facto espantoso como é que passou de certa forma ao lado daquilo que podia ter sido uma carreira internacional a nível de clubes e selecção muito mais condizente com o futebol que pratica.
Há no entanto que ponderar outras variáveis tais como a idade já algo avançada ( vai fazer 32 anos ) e os sucessivos problemas físicos de que padece.
Se considerarmos estes dois últimos factores e se chegar ao clube uma proposta interessante para ambas as partes, veria sempre partir Pedro Mendes com muita pena, mas compreenderia a decisão da Direcção.
Nuno André Coelho: Outro caso gritante de falta de confiança. Como é que tendo começado a temporada a titular, demonstrando grande atitude e querer, passou para a condição de proscrito apenas e só por ter feito algumas partidas menos conseguidas,mas nas quais foi, em abono da verdade, acompanhado de toda a equipa ?
Que extraordinário desempenho podemos esperar de um jogador de 24 anos que viu toda a sua carreira no FCP reduzida ao banco de suplentes e que agora volta a passar pela mesma experiência para dar o lugar ao inefável...Anderson Polga ?
Para mim melhor do que sair NAC seria dispensar o próprio Paulo Sérgio tal a sua inépcia para o cargo.
Tosiglieri: Mais do mesmo. Jovem com enorme margem de progressão que quando entrou não comprometeu. Precisa nitidamente de jogos para ganhar tarimba, confiança e auto-estima. A todos estes factores há que acrescentar ainda uma dose extra de pressão pode ter sido a mais cara contratação do clube este ano. Vendê-lo agora seria uma prova de falta de confiança no próprio trabalho feito pelo departamento de prospecção que ainda há 6 meses o foi buscar em total sigilo.
Yannick: Temo que Yannick seja o novo Beto do SCP, ainda que Djaló jamais possa almejar a ser algum dia associado ao Real Madrid.
Não há defeso em que não se fale da sua saída mas a verdade é que até à data não se viu nada. De 17 baixou para 7, de 7 para 5 e agora já se fala em 4 milhões de euros.
É verdade que por vezes é exasperante vê-lo jogar tal a sua dificuldade em dominar algumas ( demasiadas ) bolas mas por 4 milhões já começo a duvidar que seja um bom negócio desfazermo-nos dele. Quando jogou este ano tem demonstrado alguma apetência para o golo e numa equipa em que Postiga e Liedson não marcam muito ( um por perdulário e o outro por estar no ocaso da sua carreira ) não será muito avisado deixar sair por tuta e meia alguém que garante golos mesmo que de 3 em 3 ou 4 em 4 partidas.
Caneira: É que era já ! Por pirncípio não concordo com o tipo de tratamento de que está a ser alvo por parte do clube, mas a ser verdade que já teve "n" oportunidades para sair e não o fez porque quer receber tudo do SCP até ao último tostão só mostra que quando saiu aos 17 ou 18 anos do SCP à revelia do clube já era o dinheiro quem mais ordenava na gestão da sua carreira. Quando é assim não pode deixar saudades.
Izmailov: Fisicamente tenho as maiores reservas quanto ao estado do russo mesmo depois de recuperado. Se a isto acrescentarmos todo o historial de indisciplina ( porque a houve ) e conflitos no seio do clube ( nem vou debater a questão da culpa ) em seu redor qualquer proposta igual ou superior a 4,5 milhões de euros e que não seja para um rival directo me deixaria satisfeito. A sua história em Alvalade já terminou.
Vuckevic: Jogador de raça e muitas ganas que gera em quase todos um misto de amor-ódio que teima em não desaparecer. Capaz do pior e do melhor, continua, quanto a mim, a jogar fora da posição onde o vi render mais desde que chegou a Alvalade: 2º avançado.
Se estiver desmotivado e com a cabeça noutro lado o melhor será mesmo deixá-lo partir pois é homem que sem a cabeça no sítio vale zero. Desde que se evite a sua aterragem na Luz e sobretudo nas Antas, e se obtenha algum retorno da sua venda, é outro jogador cuja partida não me deixaria especialmente desgostoso.
Conclusão
Por mais que se alvitre e se especule no jornais e nos forums uma coisa parece clara : o SCP está em clara contenção de despesas e a sua folha salarial não nos permite grandes aventuras.
O Sportinguista ( isto não é piada ao editor do Sporting Até Morrer...mas parece ) que pensar o contrário vai ficar muito desiludido, disso não restem dúvidas.
Assim sendo a primeira premissa da qual temos de partir quer os sportinguistas gostem quer não é apenas e só uma: Realismo.
Longe vão os tempos dos Mpenzas, Andrés Cruz e Césares Prates em Janeiro.
Não indo sequer tão longe: não haverá concerteza outro Pongolle.
"E isso é mau ?" pergunto. Não, isso é bom, pois queimar notas para acender um charuto enquanto o resto da família passa fome não é racional e merece aliás a mais severa censura por parte dos sportinguistas, tal como aconteceu.
Pelo menos este ano isso não sucederá e mais uma vez estamos num ponto muito idêntico ao que estávamos há 365 dias atrás:
- Temos um treinador que suscita as maiores reservas à massa adepta e que ainda ninguém sabe se vai continuar, tal como acontecia com Carvalhal:
- Temos o campeonato perdido, apesar de o 2º lugar estar agora mais perto que nessa altura.
- Temos pela frente uma Liga Europa com adversários fortíssimos e que muito dificilmente venceremos.
- Temos uma Taça da Liga que não vale um chavelho.
- Temos uma Taça de Portugal que...já não temos.
Neste quadro de contenção e com tão poucas expectativas de fazer uma boa temporada em termos desportivos, melhor será tentar viver com o que temos até ao seu termo e, a fazerem-se alguns negócios, que se façam aqueles que podem representar verdadeiras oportunidades pelo seu preço e pela mais-valia que esses jogadores possam representar já no próximo ano, onde poderão começar a liga com 6 meses de casa ao invés de o fazerem de fresco.
SL
Eu cá por mim acho que não precisamos de comprar jogador nenhum!
ResponderEliminarO que nós precisamos mesmo é investir a sério num treinador decente, e já!
Sim, isso é o que eu acho. Apenas comentei os nomes de quem se fala e acho que negócios de oportunidade podem e devem sempre ser feitos se trouxerem valor acrescido para a equipa, seja com o Paulo Sérgio ou com outro treinador. Espero que o Couceiro já tenha posto as cartas em cima da mesa e que no fim do ano o ponha a andar.
ResponderEliminarO grande treinador...fará o sporting novamente uma equipa temida por todos.Agora com este cepo até o Paços, Naval ou Académica pensa vir ganhar a alvalade.
ResponderEliminar