quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ser da Cantera no Galinheiro

Por vezes leio nalgumas publicações rankings sobre as piores profissões do Mundo e por norma são mencionadas profissões tais como técnico de inseminação artificial de suínos; assistente de agência funerária ( daqueles que lavam e vestem os cadáveres ) ; desentupidor de esgotos ou similares mas curiosamente nunca vi ninguém referir "jogador de futebol do Benfica oriundo da cantera". É que dificilmente haverá no Mundo profissão mais ingrata do que esta.

Imaginem que são jovens cheios de sonhos e que ingressam no maior clube do Mundo ( segundo o orelhudo presidente do mesmo ) com a inabalável crença de que vão vingar e ser um dia titulares daquela mangífica equipa de futebol, e até quiçá o único português a ter essa honra.

Nos infantis já se destacam pelo vosso natural jeito para a bola; nos iniciados começam a primar pela precoce maturidade que denotam apesar da tenra idade.
Nos juvenis são pela primeira vez chamados à Selecção Nacional de juniores e começam a aparecer 3 vezes por mês na capa da "BOLA" como o novo menino de ouro.
Nos juniores já se diz que há novo Rui ( na ) Costa e que o Real Madrid está disposto a pagar fortunas e a dar mais um ou dois Saviolas em troca para garantir os vossos serviços ( tudo isto numa altura em que na "BOLA" já passaram das 3 capas mensais para as 3 capas semanais ). Têm tudo para vencer no competitivo mundo da bola até que chegam ao momento crítico das vossas carreiras: a assinatura do 1º contrato profissional de futebol com o SLB.

A vossa decisão é difícil. Podem cagar no Benfica da mesma forma que eles acabarão por cagar em vocês, ou podem ter a tentação de arriscar ter sucesso onde outros falharam e acabarem no Desportivo das Aves com 23 anos e 4 jogos no curriculum: 2 para a Taça de Portugal contra o Avintes e o Desportivo de Chaves em casa, 3 minutos num Sivaspor-Benfica para a última jornada da fase de grupos da Liga Europa e 1 minuto na Final da Taça da Liga contra o Sporting para queimar tempo não vá o árbitro inventar um penalty contra o SLB já que o seu golo nasceu de uma grande penalidade inventada.
Esta é na verdade a decisão que pode marcar indelevelmente todo o vosso precurso profissional pelo que há que ponderar bem o que fazer. Ou isso ou ser o novo Moreira.

Veio-me isto à cabeça a propósito da compra de Jardel ( o fake one ) pelo Benfica e pelo que isso representará para Roderick e Fábio Faria ( ainda que este não venha da cantera do SLB ), dois internacionais das camadas jovens de Portugal e que vão ficar por esta via a ver passar os carros eléctricos como é apanágio dos jovens jogadores da agremiação lampiã.

Por tudo isto e numa altura em que tanto se discute a base de recrutamento de jogadores para a equipa principal penso que podemos começar a olhar para a cantera dos lampiões como a nossa 2º equipa de juniores pois se há algo em que somos infinitamente superiores a qualquer clube nacional e a muitos por esse Mundo fora é precisamente na aposta sistemática e constante em jogadores jovens.
Um jogador jovem com potencial e com um mínimo de visão ( nós também só queremos estes como é óbvio ) optará sempre pelo SCP em deterimento do SLB pelo que há que aproveitar essa vantagem comparativa e começar a atacar no sítio certo, pois com a uniformização dos métodos de trabalho não acredito que no Seixal não haja valor e até mesmo algum ou outro diamante por lapidar. E no Olival o mesmo.

Fica então a minha sugestão só para que não digam que nunca damos ideias concretas par ao SCP ser ainda maior.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário