sábado, 29 de janeiro de 2011

Abutres



Já aconteceu uma, duas, três vezes e eu sempre com aquela estranha sensação de plágio. Um plágio que não é de palavras - ainda que alguns trechos o indiciem - , um plágio que é de ideias, de conteúdos, de posts que se replicam algures com apenas alguns minutos ou poucas horas de distância.

Estarei a ser pretensioso ? Talvez.
Desconfiado ? De certeza absoluta.

Vejo os blogs como uma extensão dos seus autores e editores e não como um serviço de press-clipping em que apenas encontro cuts & pastes das capas e notícias do jornais. Esse tipo de leitura não tem para mim qualquer interesse pois para ler num blog o que leio no site da Bola, Record ou outro, sem saber o que pensa o blogger que o "posta", prefiro ler o original.
Mas pior do que isso é ver bloggers usarem do trabalho não remunerado de outros "companheiros de luta" para alimentarem os seus próprios espaços, os quais têm até muitas das vezes, mais visibilidade do que os blogs originais onde alguns textos foram primeiramente publicados.

Citar outros blogs ( ou jornais ) como fonte é um exercício que aplaudo, que já fiz e que em relação ao meu blog já foi feito. Penso que é o reconhecimento mínimo que os meus "compadres" podem ter por mim e eu por eles. Mas há também quem o não faça e isso só prova que há gente para quem o prazer da escrita, da discussão de ideias sobre o clube que amamos, e, em última análise, o civismo e a honestidade intelectual, importam bem menos do que o contador de visitas e o número de comentários feitos pelos leitores.

Esses locais estão para mim perfeitamente identificados e se outra coisa não posso fazer, há uma que pelo menos está ao meu alcance, que é deixar de os visitar e de comentar as notícias dos mesmos.

SL

4 comentários:

  1. Bem dito, estou completamente de acordo com o texto... se plagiam, citar a fonte não custa nada.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Abraço Caro Crato Sempre. Já não o "lia" por aqui há algum tempo. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olha, devias colocar aqui os nomes de quem faz o plágio. sempre ajudava a estancar o problema.

    Eu tb sofro desse mal (mas já sofri mais) quando escrevi um post sobre futebol que passado umas horas estava num site - o Futebol Portugal - muito maior do que o meu. Falei com o administrador por mail que me perguntou "Tens como provar que o post é teu?" Eu repondi algo do género "... vê o post no meu blog, cara****"!" Resultado? O tipo deixou esse post e fez um outro, igual, a dizer a fonte...

    Enfim, não há nada a fazer... ou melhor há. Denunciar e depois ignorar.

    PS: desculpa o desabafo :) Aproveito para dizer que leio os teus artigos pelo Google Reader e por isso comento pouco, sorry!

    ResponderEliminar
  4. Sem stress DUX_XXI ! Ainda não quis entrar por aí mas como dizia o tripeiro Pôncio também tenho o meu arquivo.
    O facto de não ter provas é sempre um obstáculo e não pretendo ser lido por levantar polémicas mas sim por aquilo que escrevo, e como não se trataram até agora de plágios letra-a-letra também não vou comprar um guerra por causa disso. Como digo no post, pode ser "paranóia" mas sinceramente não acredito em tantas coincidências, ainda por cima sempre com o mesmo "artista".
    O teu caso foi diferente: um plágio integral merece exactamente a atitude que tiveste. Parabéns pela frontalidade mas é mesmo assim. Se um gajo já não ganha qualquer dinheiro com isto ao menos que respeitem o nosso trabalho.

    SL

    ResponderEliminar