terça-feira, 22 de março de 2011

No Limbo da Minha Própria (In)decisão


Neste momento o meu coração balança.

A cabeça já me avisou de que não há nestas eleições nenhum candidato que preencha de forma inequívoca os requisitos que eu próprio estabeleci como mínimos para poder, de consciência tranquila , atribuir o meu voto pelo que se impõe a verificação in casu dos "pros" e "contras" de cada um dos 5 nomes em causa por forma a no Sábado poder decidir pelo mal-menor, passe a conotação negativa da expressão em causa.


Para esse efeito propus-me analisar 10 items que seguidamente discriminarei, e cujo entendimento explicarei para que não restem dúvidas sobre o objecto da minha análise ( abstendo-me de o fazer quanto àqueles que considero auto-explicativos ) aproveitando depois para destacar os candidatos que considerei melhores e piores em cada um desse pontos.


Sportinguismo – Ligação histórica ao Sporting e contributo para a defesa dos valores do sportinguismo e do engrandecimento do clube.

Abrantes Mendes:
Vence por ser pela 2ª vez candidato presidencial contra os chamados engenheiros financeiros, eles que ao longo dos últimos 13 anos foram vistos pela vasta maioria como “a solução” quando Abrantes Mendes – outrora considerado um baronete incendiário – já alertava há muito para os perigos que deste tipo de gestão poderiam resultar.

Bruno de Carvalho:
Apesar da sua ligação ao Hóquei em Patins do Sporting, poucos ou nenhuns sportinguistas conheciam Bruno de Carvalho antes destas eleições pelo que o sportinguismo nunca poderia ser o seu principal trunfo.

Idoneidade – Melhor do que idoneidade deveria chamar a este item “imagem de idoneidade” porque, em primeiro lugar quero acreditar que todos os candidatos à presidência do clube são pessoas íntegras e, em segundo, porque, não o sendo, jamais seria eu a pôr isso em causa.
Aliás a facilidade com que alguns candidatos mandaram lama para cima de outros ( neste aspecto Pedro Baltazar passou muitas vezes a linha do razoável ) foi uma das manchas desta campanha.

Abrantes Mendes:
É quanto a mim o candidato que tem a melhor imagem em termos de idoneidade pois não precisa do Sporting para fins profissionais e do seu histórico como magistrado não são conhecidos ( pelo menos por mim ) episódios menos abonatórios. Nesse sentido ganha por goleada a alguns dos candidatos em apreço.

Bruno de Carvalho:
Esta escolha foi uma das mais difíceis pelo facto de Bruno de Carvalho ter tido de ombrear com Godinho Lopes, ex-arguido no caso dos paquetes da Expo e ex-presidente da EJA, logo ligado à construção do Estádio de Alvalade e da Academia de Alcochete, duas obras polémicas pela forma de adjudicação e problemas arquitectónicos da primeira, e pela derrapagem de custos em ambas, mas com especial ênfase nesta última.
Contudo, e por respeitarmos o princípio in dubio pro reo na questão do Estádio e recordarmos que no caso Expo Godinho Lopes foi absolvido, nada há a apontar ao Engº Godinho Lopes sob o prisma legal, ainda que não ingnoremos que tantos casos acabam por beliscar a sua imagem de homem sério.
Perante isto, a escolha de Bruno de Carvalho surge como natural pois ele era até há poucas semanas atrás um perfeito desconhecido para a maioria dos sócios e a imagem de uma pessoa confiável constrói-se com os anos e com o conhecimento do seu percurso.
A “não existência” de um passado público imediatamente escritunável não torna Bruno de Carvalho uma pessoa menos séria, mas não permite também recomendá-lo de imediato pela sua fiabilidade, apenas e só porque nada, ou muito pouco, se sabe sobre ele. Se a isto aliarmos a proveniência do dinheiro para o fundo de jogadores – que, volto a sublinhar, não é necessariamente criminosa apenas por vir da Rússia – que BdC prometeu constituir, estão reunidas as condições para que os sócios tenham algumas dúvidas e reservas em relação a este candidato nesta matéria em particular.


Exposição de Ideias

Bruno de Carvalho:
Pelo facto de ser pouco conhecido BdC teve de empreender um esforço muito grande para se dar a conhecer a si próprio e também ao projecto que preconiza, e foi onde outros demonstraram um comodismo por vezes confrangedor ( onde andou Dias Ferreira e Futre durante a campanha ??? ) que BdC marcou mais pontos.
A este propósito gostaria também de sublinhar a enorme empenho posto por BdC na apresentação aos sócios dos principais financiadores do seu fundo, algo que pela preocupação de transparência demonstrada merece aplauso.

Abrantes Mendes:
Um conjunto de grandes chavões e pouco mais. Do projecto em concreto nada se sabe para lá das tiradas óbvias com que nos brinda há vários anos e que, apesar de cheias de boas-intenções e palavras bonitas, pouco dão depois de espremidas.


Campanha

Bruno de Carvalho:
Outro capítulo onde demonstrou o dinamismo e garra que a outros faltou foi na campanha que levou a cabo. A ideia de assentar arraiais no Alvaláxia foi brilhante pois conseguiu aproximar-se dos sócios; ajudar financeiramente o Sporting ( o simbolismo importa neste caso mais do que o valor pago pelo arrendamento do espaço em concreto) e dar vida a um espaço morto dentro de um centro comercial que outros ( sobretudo GL ) gostariam de ver melhor aproveitado. Foi isso que BdC fez e, só por isso, está de parabéns.
Se a isto aliarmos o programa abrangente que disponibilizou on-line antes dos demais; a viagem à Rússia; as sessões de esclarecimentos em diversos núcleos quase sempre co-adjuvado por Inácio; e a apresentação de Van Basten em Alvalade em dia de jogo, num clima de euforia há muito alheado do nosso clube, podemos afirmar sem reservas que foi neste capítulo que Bruno de Carvalho bateu mais categoricamente os seus oponentes.

Abrantes Mendes:
Tem site ? É que nem isso consegui encontrar apesar da busca. Peço desculpa se efectivamente o tem, mas ainda assim, se o tiver, seria suposto encontrá-lo facilmente.

Índice de Ruptura - Probabilidade de alteração do modelo de gestão do clube em caso de vitória eleitoral

Abrantes Mendes:
Não haverá candidato que melhor represente a ruptura com o actual modelo de gestão do que Abrantes Mendes. Desde logo porque se propõe falar verdade, e isso é algo que não se vê no Sporting há muitos anos. Depois porque não parece ter dedicado um minuto a falar com investidores e credores pelo que não se vislumbra no actual espectro de candidatos à presidência do clube outro que mais de distancie – ou se proponha distanciar – do modelo actualmente vigente.

Godinho Lopes:
É fácil perceber a estratégia comunicacional que gizou em conjunto com Cunha Vaz e que o tem levado a negar até à exaustão a sua ligação com a anterior dinastia de gestores e presidentes leoninos, mas por ser tão descabida começamos a duvidar ( tal como fizeram já os nossos amigos do A NORTE DE ALVALADE ) se não teria sido mais avisado assumir ab initio a sua condição de “herdeiro” e seguidor das coisas boas e ao mesmo tempo propor-se a corrigir as coisas más.
Renegar pura e simplesmente a um passado ao qual está inegavelmente ligado mostra alguma falta de solidariedade institucional com as anteriores direcções e abre espaço a dúvidas sobre que tipo de suporte podem esperar da parte do Engº os seus “compagnons de route” quando as coisas correrem menos bem, e Dias Ferreira soube tocar nessa ferida por várias vezes durante o debate de ontem ao falar na traição a JEB por parte de GL. É que recolher os louros de duas ligas quando era vice e sacudir totalmente do capote as coisas menos boas resultantes da geração da dívida pode servir para escamotear a verdade a sócios com problemas de memória ( algo muito próprio de pessoas com idade avançada e que, só por coincidência, costumam ter mais de 20 votos ) mas não para “enganar” a grande maioria dos sócios votantes individualmente considerados.

Lista

Bruno de Carvalho:
Não me é possível escolher a Lista de Godinho Lopes por ter entre si um misto de antigos-culpados e novos-arrependidos.
Pessoas como Nobre Guedes; Ricciardi; Paulo Pereira Cristóvão ou Pedro Ferreira da Cunha merecem da minha parte a mesma dose de repúdio ainda que por motivos distintos. Os primeiros porque representam na perfeição o papel de emissários ou procuradores dos principais credores do clube e os últimos porque demonstram uma capacidade para o controcionismo que seria melhor aproveitada na secção de ginástica do que numas eleições presidenciais.
Tal como já aqui referi no passado respeito os credores do Sporting e acho legítimo que queiram receber o seu dinheiro, agora cada coisa no seu sítio: nem o presidente do SCP pode presidir a um banco nem o presidente do BES pode presidir a um clube de futebol.
Até Carlos Barbosa tem perdido muito do apreço que por ele tinha por parecer ter sido encarregado de fazer o trabalho sujo da campanha o que o tem levado a comportar-se como um verdadeiro cão de fila brandindo a espada a torto e a direito sem se dar conta que tantas espadeiradas podem acabaram por feri-lo a si mesmo.
Perante isto a lista de Bruno de Cavalho parece-me ser a mais bem apetrechada com nomes como Rui Vinhas da Silva, Carlos Vieira; Daniel Sampaio;Vera Jardim ou Eduardo Barroso ( ainda que colocá-lo como presidente da mesa da AG do clube seja um erro de casting tremendo ).

Abrantes Mendes:
Respeito imenso Carlos Lopes e Bessone Bastos mas apresentar apenas isto é curto para o tanto que há que fazer.

Equipa para o Futebol

Godinho Lopes:
Luis Duque, Carlos Freitas ( apesar de todos os flops que tão bem conhecemos, acredito que com o passar dos anos o seu trabalho evoluiu num sentido positivo, ainda que Freitas Lobo desmonte muito bem a tão proplada fama de prospector de que Carlos Freitas goza ao perguntar se por acaso Jardel e JVP –os grandes obreiros do título de 2002 - eram jogadores desconhecidos quando vieram para Alvalade ) e Manuel Fernandes dão garantias de profissionalismo, conhecimento profundo da bola indígena e capacidade de movimentação nos bastidores onde muitas vezes se decidem coisas tão ou mais importantes do que aquelas que se passam dentro das 4 linhas. Perante isto não restam dúvidas que esta é a estrutura que me parece mais forte e coesa para podermos voltar a adquirir peso no campo e nas instâncias decisórias do futebol nacional.

Abrantes Mendes:
Mesmo que apresente Balakov ( o que ainda não é líquido ) pouco sabemos sobre quem o acompanhará e que ideias terá para o futebol do clube pois o próprio Couceiro – que Abrantes quer que continue – não mostrou até à data disponibilidade para continuar com qualquer um dos candidatos, pelo que usar o seu nome é quase o mesmo que Dias Ferreira fez com Mário Patrício nas modalidades.

Treinador

Dias Ferreira:
Em termos de curriculum, experiência, projecção internacional e ligação aos únicos clubes de formação na Europa que podem ombrear com o Sporting, o treinador de Dias Ferreira é de longe o mais prestigiado. Ver Rijkaard à frente do Sporting seria sem dúvida inesquecível.

Abrantes Mendes:
A confirmar-se o nome de Balakov, não trocaria nenhum dos treinadores dos outros candidatos pelo ex-jogador leonino apesar de ser um dos meus ídolos de infância.

Relação Com os Credores

Godinho Lopes:
É concerteza aquele que mais facilmente consegue chegar à fala com a Banca, e isso viu-se durante toda a sua campanha, no entanto tenho a certeza que a Banca não terá outro remédio que não seja falar com o vencedor das eleições seja lá ele quem for. Aceitar aliás que Godinho Lopes diga que se BdC ganhar as eleições a banca fecha a porta na cara do clube é quase assumir que temos a banca a participar na campanha por forma a condicionar o sentido de votos dos sportinguistas e isso é lamentável.

Bruno de Carvalho:
A campanha negra que lhe tem sido movida por Pedro Baltazar e Godinho Lopes pode acabar por deixar marca e, caso BdC vença as eleições, o principal prejudicado pode mesmo ser o Sporting já que a sua imagem acaba por sair fragilizada de tantos ataques à sua seriedade em tão pouco tempo. A meu ver nada o justifica, mas o tempo se encarregará de o dizer.


Capacidade de Mobilização

Bruno de Carvalho:
Quem assistiu à apresentação de Van Basten sabe que aquilo que ali se viveu foi algo especial, a fazer recordar os velhos tempos do grande Sporting,e é essa ilusão e essa capacidade de sonhar que nos mantiveram à tona da água quando passámos por um jejum de quase 20 anos. Nessa altura o entusiasmo e o orgulho em ser do SCP nunca permitiram que o nosso nome deixasse de ecoar por essa Europa fora e de sermos conhecidos como uma dos mais emblemáticos clubes do Velho-Continente. BdC foi o único que até à data o conseguiu fazer e por esse motivo merece esta distinção.

Abrantes Mendes:
A verdade não mobiliza e Abrantes Mendes tem esse contra, no entanto um candidato tem de ser algo mais que um “debitador” de verdades. Tem de saber empolgar os seus e fazê-los seguir um sonho por forma a ter suporte popular para as suas decisões. Sem isso será contestado à primeira contrariedade por não ter sabido criar esse elo emocional tão importante quando se lidera um clube de futebol.

Balanço

Após esta - não assim tão breve - resenha sobre os items em avaliação e sobre quais os candidatos que em cada um deles considero mais e os menos capazes, decidi compilar as minhas opiniões sobre os mesmos e atribuir-lhes uma pontuação item a item de 1 até 5 com o propósito de organizar as minha ideias e tentar objectivizar ao máximo a minha escolha.
Os resultados foram então os seguintes ( ver imagem )

Assim, temos BdC como o candidato que reúne as minhas preferências globais ( 35 pontos ) ainda que lhe reconheça problemas ao nível do seu quase desconhecido passado sportinguista; da sua imagem de idoneidade e da sua futura relação com a banca.

Surpreendentemente perto de BdC aparece GL que capitaliza as suas boas escolhas ao nível da equipa para o futebol e da sua proximidade com a Banca que pode ser efectivamente uma faca de dois gumes caso ele não consiga separar as águas na hora de falar com os banco se for eleito presidente.

Em 3º e com 31 pontos surge Dias Ferreira que, a ter feito uma campanha mais competente ( atribui-lhe apenas 2 pontos ) poderia com facilidade ter obtido o 2º posto nas minhas preferências que, aliás “ocupava” antes de ter feito este exercício que ora vos apresento.

Em 4º aparece Pedro Baltazar, o candidato que menos bem se sente em frente às câmaras, e que acabou por perder muito com isso. É verdade que a presença de Santana Lopes também o penalizou, bem como a sua também esquizofrénica condição de presidente / credor do Sporting. Pessoalmente o que menos gostei foi de algumas acusações gratuitas bem como de algumas tiradas de pedantismo desnecessárias. A rever no futuro se quiser voltar a tentar a sua sorte.

Em 5º e último lugar temos Abrantes Mendes, a quem melhor assentariam as vestes de Senador Leonino do que propriamente de presidente. Custa-me no entanto que não tenha voz activa na vida do clube para lá das suas sempre-escutadas-mas-pouco-respeitadas-opiniões sempre que alguma bomba rebenta.

Perante isto chegamos à última e mais dolorosa decisão que é a de escolher por fim um nome à frente do qual colocar a “cruzinha” no próximo Sábado e se tudo indica para que seja BdC o meu escolhido o meu coração ainda balança entre ele e...Dias Ferreira, pois acredito na garra de Dias Ferreira, no trabalho de Futre e na competência de Frank Rijkaard,e a sede de ver bom futebol é muita, ainda que não queira que isso me tolde a visão.

Por isso deixo aqui a semi-revelação do meu sentido de voto, que apesar de já não ser totalmente secreto, se mantém ainda no limbo da minha própria (in)decisão.

SL

5 comentários:

  1. Tinha planeado fazer algo semelhante, embora com alguns "temas" distintos. Análise muito interessante! SL

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Gonçalo. De qualquer forma gostaria que fizesses a tua. Vou passando por lá para ver.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Muito bem! Mas e se atribuir diferentes pesos a cada um dos itens? E se o Sportinguismo e idoneidade tiverem mais peso na nota final do que a capacidade de mobilização ou a lista, não poderá chegar a conclusões bem distintas? È só uma ideia. Aplauso desde já a sua capacidade de introduzir alguma racionalidade num assunto que por vezes resvala demasiado para o irracional

    ResponderEliminar
  4. eu só faço comentários quando penso que é mesmo preciso.
    e como tal não estou de acordo com algumas notas.
    mas foi uma boa ideia,parabéns pela iniciativa.

    SL

    André Pinheiro

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos comentários Caro André e amigo Anónimo. Compreendo a vossas discordância pois eu próprio não estou seguro da minha decisão. O que tentei foi apenas introduzir alguma "racionalidade" na minha escolha ( passe o pretensiosismo ) por forma a dar a conhecer aos meus leitores em que é qeu se fundará a minha decisão.
    Não tenho feito nem vou fazer qualquer campanha ou apelo ao voto pois não é para isso que esta espaço serve, no entanto entendo que não seria honesto da minha parte não me "atravessar" com a minha opção para poder depois das eleições continuar a críticar tudo e todos sem poder ser confrontado pelos meus leitores pelo erro ou acerto da minha escolha.
    Esse foi o principal propósito deste post.

    SL

    ResponderEliminar