quinta-feira, 17 de março de 2011

Sessão de Esclarecimentos - Godinho Lopes

Em 1º lugar queria endereçar os meus parabéns ao Sporting por esta excelente iniciativa. A possibilidade de acompanhar online as sessões de esclarecimento que cada um dos candidatos irá dar no auditório do clube é quanto a mim uma óptima ideia que vai permitir a todos os que não se podem ali deslocar por motivos pessoais ou apenas pelo facto de viverem longe seguir de perto um dos momentos mais importantes da vida do clube.

Como é mais fácil dizer mal do que elogiar, aqui fica o meu obrigado e os meu reconhecimento por esta brilhante ideia.

Quanto ao teor da sessão queria deixar-vos aqui algumas das impressões com que fiquei.

1º Apesar de GL não ser o candidato no qual votarei, deixem-me dizer que fiquei positivamente surpreendido com a sua garra e determinação no discurso. Desengane-se quem vê nele um novo JEB. Pode até ser pior em muitos aspectos e não ter a imagem de seriedade que muitos reconheciam em JEB apesar da sua visível inaptidão para desempenhar a função de presidente, mas uma coisa estou certo: GL não é "um menino" e olhou sempre nos olhos os adeptos que lhe colocaram questões difíceis. E apesar de ter em certos momentos resvalado para um certo tom de confronto, respondendo com algum azedume a alguns dos interlocutores que deveria, quanto a mim, evitar, a verdade é que mostrou que de "copinho de leite" tem pouco e caso ganhe as eleições isso é positivo pois já chega de ter bananas em lugares chaves que baixam a cabeça e fogem à luta. Espero que esta "pica" toda se mantenha quando os adversários tiverem outras cores e nomes bem mais sonantes como por exemplo Pinto da Costa, Vieira e quejandos.

2º Em matéria de fundos e no que toca à origem dos 100 milhões que diz ter de imediato as respostas foram pouco claras e algo evasivas. Falou de reactivar o Fundo que o SCP tem em marcha e que está na CMVM em análise - talvez as reservas sobre o timing do fundo de BdC sejam fundadas dado que o fundo do SCP já tem vários meses e nem ata nem desata, mas eu nesta matéria confesso a minha total ignorância pelo que não me quero alongar muito sobre isso - de rentabilizar as infra-estruturas de que o SCP dispõe, de reavivar o projecto para uma bomba de Gasolina em Alcochete que fora prometida ao SCP pelo edil dessa localidade aquando da implantação da Academia nesse Concelho, e pouco mais.
Todos sabemos que a gasolina está a subir de preço a olhos vistos mas não me parece que chegue para obter 100 milhões por essa via. Para isso era preciso uma refinaria...ou um poço de petróleo.
Quanto a este ponto não fiquei então convencido.

3º Já quanto ao passado e ao seu trabalho no SCP a nível de infra-estruturas acho que GL se safou bem. Há erros que são impossíveis de escamotear mas como ele diz, se saiu do clube há 8 anos e entretanto nada foi feito e se deixaram arrastar situações que já podiam ter sido resolvidas ( sala dos sócios; flop do Alvaláxia; etc ) ele não pode ser responsabilizado - pelo menos em exclusivo - por isso.
A este respeito ainda uma nota. As alterações que afinal PPC anda a apregoar aos 4 ventos como se fosse um dado adquirido ainda não passou sequer de uma simples ideia e não de uma medida como nos querem fazer querer, pelo que o fecho do fosso e a mudança das cadeiras só avançará se e quando os sócios expressarem a sua vontade nesse sentido.

4º O tema do treinador também foi abordado por alguns sócios e a este respeito GL foi cauteloso ainda que na essência até concorde com o que disse: é preciso cautela nestes anúncios pois nenhum dos candidatos é mais do que isso, um candidato, pelo que o nível de comprometimento que alguns treinadores possam ter com qualquer uma das pessoas que ora se apresentam a eleições é sempre muito relativo.
Mais referiu que tratando-se de eleições para a presidência do clube e não para escolher um treinador os nomes em concreto dos técnicos de cada um dos candidatos nem sequer deviam ser aflorados, no entanto Luís Duque - que tem muitos anos de estrada neste negócio - sabe que não lhes vai restar outra alternativa que não seja revelar quem é o homem do leme da candidatura de GL sob pena de ficarem a ver passar os carros-eléctricos, que é como quem diz, os outros candidatos que não se coibirão de o fazer e de tirar dividendos eleitorais daí decorrentes.

5º A surpresa da tarde estava porém reservada para o tema da auditoria externa a cuja realização GL deu o seu aval mas com algumas condicionantes, ainda que ultrapassáveis, a fazer fá nas suas palavras.
O que GL disse foi que aceitava sem condições a realização de uma auditoria às contas do Universo Sporting mas não uma auditoria à gestão pois os presidentes e elementos das anteriores direcções forma eleitos pelos sócios e serviram o SCP o melhor que souberam e se cometeram erros não foi para prejudicar propositadamente o clube, segundo o candidato.
Ora está bom de ver que isto como argumento é fraco...muito fraco mesmo, pois por essa lógica qualquer pessoa eleita ( PM, PR, etc ) jamais teria de responder pelos seus actos apenas e só porque foi escolhida pela maioria, esquecendo-se que acima dessa boa-vontade existe uma coisa chamada lei e cuja observância deve pautar a actuação de todos e cada um de nós. Sempre.
Ainda assim, GL voltou a ir um pouco mais além para terminar referindo que a auditoria à gestão das anteriores direcções será uma realidade se os sportinguistas assim o quiserem e se expressarem essa vontade em AG, conquanto a entidade encarregada por essa auditoria deve reunir o prestígio e reconhecido profissionalismo necessários para levar a cabo tão grande e importante empresa.

Em suma, pareceu-me uma sessão muito interessante, que ainda que não tenha sido suficiente para mudar o sentido do meu voto foi enriquecedora e, como já referi, de certa forma me permitiu ficar com a ideia - que espero se confirme caso esta lista vença - que, ao lado de JEB, GL parece um bom candidato.
Uma nota final para o Pedro da Cunha Ferreira. Foi bastante comovente a sua retractação pública perante o outrora inimigo Godinho Lopes. O auto-flagelo foi de tal ordem que quase que posso jurar que tiradas como "Sim, eu ofendi estas pessoas", "Sim, eu fui malcriado" foram ditas com uma lágrima de arrependimento no canto do olho. A justificação ? A do costume "Eu nessa altura era jovem". Claro que sim, mas JEB foi eleito às menos de 2 anos e demitiu-se em Janeiro e nessa altura PCF ainda atacava aqueles a quem eu chamo de "A Pandilha" com espuma nos cantos da boca. É incrível como um gajo consegue crescer tanto em 2 meses. Impagável.
Amanhã parece que há mais com Pedro Baltazar.

SL

2 comentários:

  1. Stª Engrácia,

    Não costumo sair do Fonte segura, vou ás vezes gozar até ao Leão da Estrela. E também consta no meu curriculo da blogosfera leonina uma autoexclusão do Sportingapoio por manifesta falta de carácter do Mourão.

    Hoje vim aqui, bom post, quase civilizado!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Já tinha desconfiado - e até fiz uma alusão subreptícia a isso mesmo numa das nossas trocas de comentários no Fonte - que o Vitor do Fonte Segura se tratava do Vitor Carola do Sportingapoio, e cujo súbito desaparecimento me tinha feito perguntar a mim mesmo o que é que teria acontecido.

    Quanto ao post, tentei ser o mais objectivo possível pois não quero ter parti-pris quando no dia 27 o novo presidente do clube começar em funções, e se for GL então será também o meu presidente pelo que equanto muitos - de ambos os lados - atiram cada vez mais gasolina para a fogueira à medida que o dia "D" se aproxima, eu já estou a apagar o lume para não começar o "day one" ainda em modo eleitoral, logo exacerbadamente pró ou anti alguém ou qualquer coisa.
    Na minha mente as ideias vão-se formando e este espaço não irá funcionar como sede de campanha para a Direcção pois isso é publicidade e a publicidade paga-se.

    O Concelho Fiscal e Directivo e o Concelho leonino são outra história daí ter tomado claramente partido quanto à lista que apoio para o 1º , sendo que em breve farei o mesmo para o último.

    Quanto ao mais aparecça quando quiser pois apesar de já ter tido a oportunidade de verificar que, em termos opinativos, estamos na maior parte das vezes nos antípodas um do outro gosto de debater ideias com quem o faz com uma qualidade acima da média e com a dose certa de picardia para me dar também a oportunidade de exercitar a minha veia mordaz.

    PS: o meu post poderia ser ter sido por si considerado "civilizado" se disesse que votava Godinho Lopes ? Fica no ar essa pergunta.

    SL

    ResponderEliminar