terça-feira, 29 de março de 2011

Medra na Net

O excesso de água mata a planta da mesma forma que o excesso de ruído mata qualquer discussão.

Estou cansado de andar pelos blogues do costume e ler as mesmas coisas repetidas à exaustão por parte dos que apoiam BdC e pela parte dos que estão com GL.

Mas pior do que a simples repetição ad nauseam das mesmas tiradas - por regra ofensivas - é a convicção com que se fazem afirmações sem sustentação fáctica cuja ausência exigiria redobradas cautelas, não fosse a blogosfera um campo fértil onda a calúnia medra a coberto de um confortável anonimato.

Afirmar sem mais que GL é um aldrabão ou que BdC é um arruaceiro é apenas e só transportar para a blogosfera o clima de insulto barato e reles cuja utilização tantos de nós criticámos durante os debates eleitorais, mas que assentam como uma luva à vasta maioria dos comentadores ( ou meros ofensores ) da blogosfera leonina.

Perante tantas barbaridades que vou lendo de um lado e de outro eu pergunto: isto é tudo o que temos para dar ao nosso clube ? será que o anonimato que a net nos oferecer e que pode ser reconfortante para podermos, livres de constrangimentos, expressar o que pensamos não está a ser usado de forma errónea e com o simples propósito de disparar atoardas em todas as direcções sem poder ser identificado ?

Eu aposto que muitas das pessoas que escrevem nos blogues – sejam elas editoras ou simples comentadoras – corariam de vergonha se tivessem de assumir de cara destapada que foram eles que escreveram algumas das barbaridades que por aí se lêem.

Isso já aconteceu comigo e ao olhar para o arquivo aqui do blog há coisas que não me orgulho nada de ter escrito, mas ainda assim creio ter evoluído no sentido de, sem perder o sentido crítico, respeitar as mais elementares regras de respeito que todos nos devem merecer.

No Sporting este é um tema quente pois as campanhas de destruição de carácter têm-se sucedido a uma velocidade impressionante, e se não pusermos um travão nisto acreditem que quem vai perder é o Sporting que, mais do que estas figuras maiores ou menores que polulam à sua volta e que acabarão por ser consumidas pelo decurso natural do tempo, deverá ser protegido como património primeiro de todos os leões.

Epítetos como “verdadeiros sportinguistas” - por contraponto com os supostmente falsos - ou “velhos com 25 votos” ( que são pessoas cujo sportinguismo e fidelidade ao clube deviam ser alvo de louvar e não de enxovalho apenas e só porque os estatutos lhe dão uma prerrogativa da qual eles apenas usufruem ) por oposição a gente que lhes aponta o dedo acusador e se calhar nunca foi sequer associada do Sporting, causam-me um misto de tristeza e de revolta pela injustiça ínsita nessas palavras.

O Sporting é neste momento um ser frágil que vive entre a apatia e a fúria, entre o desfalecimento e o urro selvagem e isso não é nenhuma demonstração de vitalidade como alguns afirmam, é antes um perigoso sintoma de esquizofrenia e de um estado de saúde mental precário, e é precisamente isso que me preocupa.

Sem responsabilidade vai ser muito difícil sair deste buraco. Por isso apelo ao bom-senso e ao civismo de todos os sportinguistas que têm lutado nas bancadas, nas AG´s e nas urnas ( no fundo as nossas trincheiras ) pela introdução de mudanças na gestão do nosso clube através do assobio; da intervenção e do voto, pois a derrota de BdC ( o candidato no qual votei e em quem votaram a maioria dos contestatários que estiveram Sábado à noite em Alvalade e ontem em Carnaxide ) pela margem mínima se não chegou para eleger aquele que era, pelos mais distintos motivos, o "nosso" candidato, teve a grande virtude de lançar um aviso sério a GL e à sua direcção de que existe uma alternativa válida e forte, e isso, segundo o normal princípio da concorrência, apenas pode contribuir para elevar a qualidade do trabalho realizado por GL em prol do próprio Sporting. É por essa via que tem de vir a evolução. Pela positiva. Pela qualidade de quem serve o Sporting. E só no caso desse alguém não provar é que devemos recorrer aos mecânismos democráticos à disposição dos sócios que nos permitam pôr fim a essa liderança s substituí-la por outra. Até lá cumpre conviver e respeitar o presidente do SCP pois só assim se respeita a própria instituição.

SL

5 comentários:

  1. Estamos, nova e (neste caso) infelizmente em sintonia Leão. Ora repara lá: http://sportingpornos.blogspot.com/2011/03/nova-democracia-e-o-autoritarismo-no.html

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro LSE,

    Há que promover a paz a todo o custo, mas são os apoiantes de BdC que não o querem fazer.
    Nem todos com certeza, mais uma grande maioria.

    E se por um voto se ganha, por um voto se perde, agora é mais que tempo de virar a página e lutar pelo nosso clube. Se não for ' ao lado ' do nosso Presidente, que seja com ele.

    Por mim, já estou.
    E ontem até ' gostei ' de o ouvir.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa aos leitores, mas por dislexia ou por vício na linguagem equivoquei-me no título do post que se devia chamar "Medra na Net" e não "Merda na Net" como inicialmente publiquei e já corrigi.
    Peço também desculpa pelo facto do texto estar sem parágrafos mas não estou a conseguir formatá-lo devidamente.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Post extraordinário, parabéns...

    Finalmente começam a ver-se sentimentos de tranquilidade para com a eleição de GL. Só os contestatários mor e se calhar pouco sportinguistas é que preferem continuar com os insultos e pedidos de demissão ao "nosso" Presidente. É óbvio que isso só afundava ainda mais o clube e hipotecava seriamente o nosso futuro.

    Deixem GL trabalhar e pressionem-se sim, mas a cumprir as suas promessas eleitorais.

    O clube precisa de PAZ e UNIÃO entre todos nós.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Caro Crato.Fico feliz por vez que há gente que antes não gostava nada do trabalho de JEB mas que não é por isso que ataca despudoradamente o novo presidente, concedendo-lhe no mínimo o benefício da dúvida.

    SL

    ResponderEliminar