quinta-feira, 31 de março de 2011

O Olhar

O olhar leonino sobre qualquer assunto que tanja ao clube é neste momento um olhar amargurado, triste, desiludido e fortemente crítico. Para alguns tudo é tão mau que dizer que o Sporting é uma vergonha ou que o clube é uma golpada e uma farsa já nem sequer lhes queima na língua...e pior do que isso é não queimar sequer os olhos e os ouvidos da vasta maioria dos que lêem e ouvem tais afirmações.

Eu não ando especialmente contente com o actual estado de coisas, mas se há algo que, felizmente, ainda me causa urticaria é ouvir alguém dizer mal do Sporting dessa maneira tão desabrida e, bastas vezes, não fundamentada.

Chamar corrupto a torto e a direito a toda a gente; apelidar de sem carácter qualquer pessoa que tenha desempenhado funções no Sporting nos últimos 15 anos e ver interesses escondidos em todas as decisões que se tomam, assumindo, sem mais, que as mesmas têm como fim único o benefício pessoal dos decisores não é ser desconfiado...é estar PARANÓICO. E é neste clima doentio de paranóia colectiva que vivemos no Sporting de hoje.

A incapacidade para ver algo de positivo é de tal ordem que no meio de tanto ruído já ninguém parece reparar que certas coisas que se têm vindo a reclamar ao longo dos últimos anos estão prestes a tornar-se uma realidade:

1. Auditoria externa às contas do clube;

2. Alteração dos estatutos com vista a modernizar e descentralizar o "Sporting";

3. Esforço de pacificação das diferentes facções;

4. Investimento forte na equipa de futebol ( já sei que me vão dizer que ainda não viram nada, mas eu acho sinceramente que vai acontecer );

5. Regresso de símbolos - e mais do que isso, profissionais capazes - ao clube, como por exemplo Manuel Fernandes; Nélson e Oceano.

Imagino que muitos dos leitores não estejam de acordo comigo mas nesta altura seria totalmente pretensioso da minha parte aspirar a obter consensos entre sportinguistas, pelo que nem vou esboçar nenhum esforço nesse sentido.

Eu encaro as coisas desta forma, pois há 6 meses atrás queria eleições antecipadas ( e "lutei" por isso o mais que pude, indo a Alvalade manifestar o meu desagrado à porta da SAD, votando contra o relatório e contas, etc ) e nessa altura tal desiderato parecia-me uma miragem.

Entretanto as eleições tiveram lugar e apesar de o candidato no qual votei ter perdido, penso que que GL vai fazer melhor que JEB, e até prova em contrário tem o benefício da dúvida, pelo que há razões para estar mais optimista agora do que antes.

Não vou embarcar em crucificações públicas e julgamentos sumários, pois até me provarem que as eleições foram adulteradas ao ponto de terem influenciado os resultados finais, para mim foram limpas.

É claro que houve falhas, que se criticam, mas cuja crítica sem-mais nada acrescenta , pois há questões importantes e que ninguém, até agora, conseguiu ou quis responder: ~

- Qual a verdadeira dimensão e impacto dessas anomalias ?

- A terem existido, foram maquinadas, ou meramente circunstanciais ?

- É possível provar quem beneficiou objectivamente dessas falhas ?

Sem saber isto, acho que devia haver comedimento e cautela pois, como tenho escrito, se todos respeitarmos o princípio de só escrever nos blogues aquilo que seríamos capazes de dizer na cara daqueles que visamos com as nossas críticas ( sejam eles dirigentes; treinadores; bloggers ou outros comentadores ) o nível do debate subiria bastante e com ele o próprio interesse dos temas em discussão.

Enquanto as coisas estiverem tão encarniçadas ao ponto de ver mais ódio entre sportinguistas do que aquele que devíamos dedicar aos nossos adversários ( ainda que em doses mais moderadas, tal a violência de algumas das coisas que tenho lido ) o mais certo é não me verem muito por aqui, e ainda menos noutros forums leoninos.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário