terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Que Futuro Para Costinha ?

Para evitar mal-entendidos que possam ter resultado do meu último post sobre a entrevista de Costinha eis o que penso em relação ao futuro do director leonino para a área do futebol.

Costinha é funcionário do clube, contratado por JEB para desempenhar as funções de Director Desportivo durante o mandato deste.

Durante as negociações certamente lhe foram apresentadas as linhas rectoras do projecto para o futebol leonino bem como o orçamento disponível para o executar.

Costinha terá aceite o lugar com todas as condicionantes financeiras que eram do domínio público.

Até ontem jamais apresentou este factor como desculpa para o insucesso, da mesma forma que nunca o ouvimos dizer que JEB e a sua Direcção lhe tinham faltado com aquilo que lhe tinham prometido.

Se o fizeram Costinha nunca o revelou - e bem - nem mostrou em momento algum intenção de abandonar o cargo por entender não estarem reunidas as condições mínimas para levar a cabo com sucesso a tarefa de que tinha sido incumbido.

Após o decurso da primeira metade da época JEB decidiu contratar José Couceiro, cujas competências, sabe-se agora, abarcaram parte das que tinham sido inicialmente conferidas a Francisco Costa, tendo contudo Costinha preferido continuar no clube.

Tal continuidade faz supôr para o observador externo que Costinha anuiu ceder parte dos seus poderes a Couceiro, mesmo sabendo que isso significava um claro "emendar de mão" por parte do presidente ora cessante.

Não nos consta até à hora em que escrevemos este post que Costinha tenha apresentado a sua demissão.

Assim sendo, aferimos que continua a acreditar estarem reunidas as condições para seguir no Sporting.

Do outro lado temos porém a Direcção que, mesmo cessante, tem entre-mãos uma batata bem quente que segurar.

A revelação de detalhes tão privados como deveriam ser os que se referem à condição financeira do clube, às directivas que norteiam certas tomadas de decisão em termos desportivos, etc coloca o clube a nú perante o olhar de 3.os ávidos para conhecer os pormenores mais sórdidos do actual momento sportinguista.

Por tudo isto e após a aposta feita pela Direcção neste elemento, não se compreenderá que se tome outra decisão que não a demissão imediata de Costinha.

Não quero com isto defender a actual Direcção, algo que jamais farei perante a situação caótica a que conduziram o clube, mas se o acumular de erros sobre erros é já uma imagem de marca de JEB e Companhia, não demitir Costinha seria de novo tomar a atitude errada perante o que sucedeu.

Costinha parece que já anda a encher o saco há muito, e não lhe faltam motivos para tal uma vez que está a trabalhar com gente que já se mostrou noutras ocasiões pouco solidária com as pessoas e equipas que contrata - veja-se por exemplo aquilo que JEB fez com Carvalhal desde o dia da sua apresentação até ao dia da sua saída do clube: um apoio envergonhado para não dizer inexistente em certos momentos -mas ontem parece-me que passou uma linha que nenhum funcionário do clube pode passar.

Com Costinha e Paulo Sérgio tem-se repetido esse abandono por parte da Direcção , e ainda que Costinha se tenha nalgumas passagens da sua entrevista limitado a alijar responsabilidades que também são suas e do treinador que ele próprio contratou ( o futebol pobre também é culpa de JEB e Couceiro ? ), ressalta do seu discurso uma profunda amargura e desilusão para com JEB e seus pares.

Por tudo isto achava mais correcto Costinha ter saido e falado após a sua demissão.Não o censuraria por isso. Mas se escolheu falar antes, não vejo como é que poderá ter agora condições para continuar a trabalhar com aqueles cuja incompetência tão cruamente desmascarou.

SL

3 comentários:

  1. Boas. gostava de te enviar uma crónica, que se quisesses poderias publicar.podes dar-me o teu mais por favor? SL

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Tiago,

    Podes enviar para rufianet@gmail.com ( ainda não criei um aqui do blog ) mas só terei acesso ao mesmo ao fim do dia. Depois de analisar ose conteúdo respondo-te por mail, ok?

    abraço e obrigado

    ResponderEliminar