quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A AG DA SAD


Como não podemos exigir aos outros - mormente a esta Direcção - algo que nós próprios não cumprimos, vou ser cabal na minha análise ao que se passou hoje em Alvalade: fiquei desiludido !
Não vale a pena escamotear a verdade dos factos: não é com 100 pessoas que o Dr. JEB vai sentir o desagrado dos sócios.
Os motivos para a parca mobilização poderão ter sido imensos. A hora não era propícia à presença de muita gente; a mensagem apenas começou a ser divulgada na passada segunda feira e as pessoas que quiseram aparecer não possuem nenhum "padrinho" na comunicação social que amplifique as suas palavras, motivações e anseios. Se atendesse apenas e só a isto até poderia dizer que não foi muito mau, mas continuando eu a acreditar que o SCP é um clube grande, com milhões de adeptos, e a acção em apreço se realizava precisamente em Lisboa, a sensação foi a de algum amargo-de-boca.
Outra coisa é perguntar se valeu a pena, e é claro que aí a resposta só pode ser positiva porque quem apareceu fê-lo por convicção e por amor ao SCP e tudo isto a título gratuito e desinteressado. Quando assim é só posso endereçar os meus parabéns a todos os que quiserem dizer "Estou aqui!" num momento tão delicado para o nosso emblema.
Houve ainda outro aspecto que me dá um enorme orgulho referir e que se prende com a forma civilizada e elevada como a iniciativa decorreu. Para aqueles que nos forums e redes-sociais nos chamaram terroristas, inimigos do SCP e até lampiões ( ia dizer outras coisas mais feias mas de facto lampião é o pior que me podem chamar) e para o próprio presidente que na AG da SAD fez questão de insinuar que estávamos ali a mando de "A" ou "B" só para arranjar conflitos, parece que ainda não é desta que vão ter essa oportunidade.
E a questão da urbanidade não é de somenos pois como bem saberão tempos houve em que alguns membros das claques e dos ultras tomaram conta das campanhas de contestação a diferentes direcções e os efeitos, por mais paradoxal que possa parecer, fizeram-se mesmo sentir, o que me leva a perguntar se as cúpulas do poder não entenderão apenas a linguagem da violência...porque a temem. Ao invés quando são tratados de forma educada - ainda que frontal - quando lhes são colocadas perguntas incómodas e às quais a Direcção não quer dar resposta, a primeira coisa que fazem é atacar e colocar rótulos a estes sportinguistas que por se questionarem ( ou será por os questionarem ? ) parecem ser adeptos e sócios menos fiéis, menos dedicados e menos dignos.
Possivelmente fazem-no na certeza de que tal desconsideração não se traduzirá num murro no nariz !
Curioso foi aliás verificar o fenómeno exctamente oposto. Perante perguntas de jornalistas ou fotos tiradas por repórteres no local a reacção de alguns adeptos foi fugir e esconder a cara como se estar ali fosse algum crime-lesa sportinguismo. Ou terão esses sim fundadas razões para temer serem ofendidos e ostracizados mais tarde pelos "seus" ? Desconheço mas recuso-me a acreditar.
Para terminar uma palavra para os ilustres, pseudo-candidatos, e eternos aspirantes à presidência:
Então meus senhores ? Onde é que estavam que não vos vi por lá ? Tanto blá-blá-blá nos jornais e TV´s mas perderem uma hora para ir ali dar uma palavrinha de apreço aos que não têm medo de dar a cara pela insatisfação dos sportinguistas "tá quieto! Só isto faz ruir pela base a tese de que estaríamos instruídos por algum desses senhores que hoje parece que ficaram em doca-seca e não se quiseram molhar. Para mim também já ficaram "rifados" !

Obrigado a todos os presentes. Foi uma honra e um prazer conversar e debater com todos vós e agora não se esqueçam: DIA 13 todos à AG do Clube, porque aí a história poderá ser diferente.

FORÇA SPORTING !

S.L. e boa sorte amanhã para o jogo da Liga Europa !

3 comentários:

  1. Bom Artigo!
    Com todas as condicionantes, 100 pessoas foi uma excelente mobilização de uma estrutura de adeptos anónimos desorganizados.
    Veremos como será a mobilização para a AG de dia 13 de Out.

    ResponderEliminar
  2. O que interessa é não desistir e continuar a mostrar à corja que manda no clube que ainda há pessoal, mesmo que poucos, que se chateiam com o Sporting!!! Não podemos descansar enquanto não os corrermos todos de lá nem que seja à biqueirada!

    ResponderEliminar
  3. Alguns desses (pseudo-pensadores-notáveis) escrevem grandes prosas noutros sites, mas enfim… É fácil por detrás de um teclado estar a fazer apelos a manifestações (quais opinion-makers) e mobilizações, mas quando é preciso marcar presença têm todos medo de sujar a gravata…
    Fosse isto no clube_em_frente_ao_colombo ou no clube_da_fruta, e estariam lá milhares. Mas pronto, há que manter o status-quo, a urbanidade e não estragar os botões de punho…

    ResponderEliminar