sábado, 18 de setembro de 2010

SPORTING VENCE DERBY NA LUZ


O jogo ainda não se realizou como é sabido mas num rigoroso exclusivo do www.PELOMEUSPORTINGCP.blogspot.com vamos oferecer aos nossos leitores a crónica da partida que será publicada na próxima segunda-feira pelo jornal RASCORD que é, como se sabe, o jornal mais imparcial na hora de tratar todo e qualquer assunto relacionado com o Sporting.
Então aqui vai:



Ficha de Jogo:

Estádio da Luz ( A Catedral )

Assistência: 65.000 ( 64.951 benfiquistas Vs. 49 sportinguistas )

Clima: Muito optimista a roçar o histérico Vs. Renitente, tristonho e desconfiado.



Equipas:

-(Glorioso) SLB - Roberto; Luisão; David Luís; Coentrão, Maxi Pereira; Javi Garcia; Gaitán; Carlos Martins; Aimar; Saviola; Cardozo.

- Sporting CP - Patrício, João Pereira; Evaldo; Nuno André Coelho, Carriço, Zapater; André Santos; Vukcevic; Salomão; Matias Fernandez; Liedson.



Resultado: 0-2 ( golos: Liedson 11´ ; Salomão 74´)



Para começar e para que o leitor possa apenas ter uma ligeira ideia, o ambiente que se viveu ontem no Estádio da Luz antes do início da partida foi algo absolutamente inexplicável. De facto a Catedral é uma magnífica obra de arquitectura - na nossa opinião imparcial de jornalistas do Rascord, apenas comparável em Portugal com o Mosteiro dos Jerónimos - na qual se celebram, em comunhão com a mais fantástica massa adepta do mundo, os mais imponentes ritos religiosos e as mais autênticas manifestações de fé, não a seguir mas sim antes, do próprio 13 de Maio em Fátima.

Agora que o leitor já "viu" como é que estava a casa passemos ao jogo propriamente dito.

De um lado tínhamos o grandioso Benfica, 32 vezes Campeão de Portugal, vencedor de 2 Taças dos Campeões Europeus, 7 vezes finalista dessa mesma prova, detentor de 24 taças de Portugal, de 4 Super Taças, de 2 Taças da Liga, 3 Taças Ribeiro dos Reis, 1 Taça Latina, 1 Torneio do Dubai, 1 Torneio de Amesterdão e 1 Taça Guadiana. Do outro lado o Sporting.

A partida começou bastante acesa com claro ascendente do Benfica nos 15 primeiros minutos durante os quais o Sporting marcou apenas um golo por Liedson aos 11´ e efectuou mais 5 remates à baliza de Roberto ao passo que o Benfica teve uma oportunidade flagrante com a bola a sair junto à bandeirola de canto após remate colocado de Pablo "O Mágico" Aimar.

Dos 15 minutos em diante tivemos um Benfica ainda mais mandão, com grande destaque para a dupla de centrais Luisão e David Luis a mostrarem que a defender assim as inúmeras investidas que o ataque sportinguista esporadicamente fazia, o golo do empate seria uma questão de tempo. Enquanto isso Rui Patrício demonstrava muita ansiedade, sobretudo por apenas aos 34´ter tido a primeira oportunidade de tocar na bola após um chutão de Roberto de uma área à outra.

E assim se atingiu o intervalo com sinal "+" para o Benfica, uma equipa segura, a jogar a toda a largura do primeiro terço do terreno onde estava acantilada, ao passo que o SCP se limitava a atacar com bastante fulgor tanto pelas alas como pelo centro do campo mandando alguma que outra bola ao ferro de um tranquilíssimo Roberto a mostrar claramente que a difícil fase de adpatação já foi superada.

Na 2ª parte tivemos mais do mesmo: o Sporting com uns ínfimos 60% de posse de bola e o Benfica a massacrar, para usar a expressão de Jorge Jesus quando o ano passado goleou em casa o Marítimo na 1ª jornada da Liga por 1-1, com um golo de Cardozo de penalty aos 86´.

Mas a bola é redonda e foi totalmente contra a corrente do jogo que o Sporting com um futebol muito lento, partido, e inconsequente chegou ao segundo golo aos 74´ por Salomão, um jogador que não tem capacidade nem futebol para jogar na 1ª Divisão, e que só consegui fazer um chapéu a Roberto por ter ficado sozinho na cara deste depois de ter fintado Luisão, Coentrão e David Luis.

Após o golo o ambiente ficou tenso, com os jogadores do Sporting a perderem as estribeiras por estarem a vencer e a recorrerem à violência gratuita, sobretudo em dois momentos: um aos 77´com Maniche a mandar uma violenta cabeçada contra os pitons de Javi Garcia, e outra aos 84´com Liedson a levar a sua cara contra o punho de Luisão pondo em perigo a integridade do internacional brasileiro que terminou a partida a queixar-se de dores muito intensas nas falange, falanginha e falangeta da sua mão direita.

Para cúmulo o árbitro Carlos Xistra limitou-se a mostrar amarelo a ambos os jogadores do Sporting, provando assim que nem com a justa batalha que o Benfica tem travado pela verdade desportiva a arbitragem portuguesa melhora. E neste particular urge fazer alterações a muito breve trecho substituindo as nomeações de árbitros feitas por Vitor Pereira, pelas escolhas telefónicas do próprio Luís Filipe Vieira, pois só desta forma se poderá garantir a imparcialidade e salvar - a par da época desportiva dos encarnados - a verdade desportiva.

Mas no fim o que fica é o resultado e o Sporting saiu da Luz com os 3 pontos após ter sido bafejado por uma sorte incrível que lhe permitiu dominar a partida do primeiro ao último minuto.



Autor: Rui Santos e João Querido Manha para RASCORD.



7 comentários:

  1. Sim, fantástico momento... EXCELENTE LOOOOOOL

    ResponderEliminar
  2. É certinho !!! Vai correr DE LUXE !!! Amanhã aqui à mesma hora para celebrar.

    ResponderEliminar
  3. LOLOLOLOL, muito bom. fartei-me de rir com isto.
    vamos a eles, caralho!

    ResponderEliminar
  4. LOL LOL LOL
    Esperemos que assim seja (excepto a bola no ferro, que espero qu entre na baliza, fruto de um alivio em desespero do avançado do sporting à entrada da área encarnada...)!!!

    ResponderEliminar